
Confira os assuntos abordados pelos vereadores, na 17ª Reunião Ordinária realizada na Câmara Municipal de Betim, na manhã desta terça-feira (27) de maio.
Destaque para as falas dos vereadores, Roberto da Quadra, Dudu Braga, Tiago Santana, Layon Silva, Gregório Silva e Leo Contador.
Assuntos abordados:
Audiência Pública
O vereador Roberto da Quadra reforçou o convite para a participação de todos na Audiência Pública que será realizada na próxima sexta-feira (30/5), às 14 horas, no Plenário Carino Saraiva. O objetivo do evento é debater o abuso sexual contra crianças e adolescentes, no contexto da Campanha do Maio Laranja.
Mapa Cultural
O vereador Dudu Braga solicitou ao Poder Executivo a rigorosa aplicação da Lei n° 7.769/2022, de sua autoria, que determina a criação do Mapa Cultural. Com o cadastro correto dos artistas betinenses, o município fica apto a receber recursos das Leis de Incentivo à Cultura Noemi Gontijo e Aldir Blanc.
30 anos da PUC-Minas em Betim
O vereador Tiago Santana se referiu à Sessão Solene em homenagem à Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais em Betim. O evento ocorrerá na próxima segunda-feira (2/6), às 18h, no Auditório da Puc-Minas em Betim. A Sessão celebra os 30 anos de implantação da instituição no município. Tiago defendeu uma campanha institucional voltada para o incentivo à doação de sangue para o banco do Hemominas.
Contra o proselitismo religioso nas salas de aula
O vereador Layon Silva reclamou do comportamento desrespeitoso do presidente municipal do PT, o advogado Edson Soró, durante a Reunião Ordinária anterior. Layon chamou a agremiação de Partido das Trevas e apontou outros manifestantes que não tiveram comportamento educado na terça-feira passada. O vereador indicou que Edson Soró é persona non grata para o Poder Legislativo. Layon voltou a manifestar sua oposição à implantação do Projeto Caminhos da Igualdade com o atual viés de proselitismo religioso, de acordo com a sua avaliação. São mais de 20 páginas com conteúdo de manifestações que resvala para cultos afros que precisam ser retirados dos livros didáticos. Layon leu da Tribuna alguns tópicos que expressam sua impressão.
Bons servidores
O vereador Gregório Silva agradeceu alguns servidores da Prefeitura Municipal que vêm executando as suas funções com zelo e competência. O vereador recordou as suas origens humildes em Caratinga, no Leste mineiro, e a trajetória difícil enfrentada até chegar a ocupar o cargo de vereador em Betim, sempre com votações expressivas.
Proteção nas escolas
O presidente da Câmara Municipal de Betim, vereador Leo Contador, solicitou a observância de um minuto de silêncio como homenagem póstuma à memória da senhora Magda Lara Braga, falecida ontem. Magda é irmã do servidor efetivo do Poder Legislativo, Wagner Lara Braga. Leo abordou o caso recém-acontecido com um aluno da rede pública em sala de aula que teve a sua prioridade violada. O vereador acionou o Ministério Público, Conselho Tutelar e a Secretaria Municipal de Educação pedindo a rigorosa apuração do caso para proteger a criança e resguardar os diretores dos profissionais envolvidos no caso. Leo apresentou o Projeto de Lei n° 430/2025 em que normatiza o acompanhamento por vídeo das aulas. A finalidade da iniciativa é proteger os alunos e os profissionais da educação no dia a dia escolar.
Com informações de Wagner Augusto;