O ensino em tempo integral está de volta a Betim a partir da próxima segunda-feira, dia 6. O Escola Bem Integral, novo nome do programa, atenderá inicialmente 6.200 alunos da rede pública municipal. As atividades se darão por meio de acompanhamento pedagógico em Língua Portuguesa e Matemática e do desenvolvimento de atividades nos campos de artes, cultura, esporte e lazer. O objetivo é impulsionar a melhoria do desempenho educacional com a complementação da carga horária em 25 horas semanais no turno e contra turno escolar.
De acordo com a secretária Municipal de Educação, Ellen Ises Mendes, o objetivo é melhorar e implantar nas escolas de Betim o ensino em tempo integral, de modo a diversificar cada vez mais as iniciativas desenvolvidas. “Na atual gestão todas as 69 escolas desenvolverão ações da Educação Integral, atendendo inicialmente neste ano 14,68% dos alunos matriculados no ensino regular”, explica.
Parceria com governo federal
Para começar, o programa atenderá 6.200 alunos de Betim: 5.500 estão cadastrados no programa Novo Mais Educação, do Ministério da Educação (MEC), por meio da adesão pelo Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (SIMEC) e 700 alunos inseridos pelo município, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED).
De acordo com a superintendente da escola integral, Meirilane Rangel de Souza Andrade, a Tia Meire, a meta do governo é investir de qualidade, visando a sua melhor aprendizagem e as necessidades do aluno em seu horário regular. “O nosso objetivo é superar a meta do Plano Nacional de Educação (PNE), que estipula que 25% das matrículas da rede pública devem ser feitas na educação integral”, revela.
O novo governo tem se empenhado em trazer de volta a educação integral para atrair e desenvolver os alunos de forma completa. “Muito mais do que o tempo em sala de aula, a Educação Integral reorganiza espaços e conteúdos. Um grande desafio é retirar os alunos da situação de vulnerabilidade e oferecer oportunidades, portanto, o município está investindo 75,24% dos recursos e o Governo Federal investe outros 24,75%”, completa a secretária, Ellen Ises.