Vacina BCG passa a ser ofertada em 16 Unidades Básicas de Saúde de Betim

09-02-2024Foto: Divulgação

Para melhor atender a população e evitar a perda de doses, a Prefeitura de Betim vem adotando, desde julho de 2023, a estratégia de concentrar a oferta da vacina BCG em dez Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade. Neste mês, visando melhor assistência, o plano de vacinação foi atualizado e o imunizante passa a ser aplicado em 16 UBSs. A aplicação ocorre em dias úteis e horários específicos, conforme o cronograma abaixo.

A vacina BCG protege contra a tuberculose, principalmente as formas graves da doença, como meningite tuberculosa e tuberculose miliar. O ideal é que a criança receba a dose única do imunizante o mais precocemente possível após o nascimento, ainda na maternidade ou nos primeiros dias de vida. Os bebês nascidos no Centro Materno-Infantil de Betim saem da unidade já vacinados. Os responsáveis por crianças nascidas em outras maternidades que não receberem a dose no local devem procurar uma das UBSs que oferecem o imunizante para receberem a BCG.

Crianças de até 4 anos que ainda não foram vacinadas com a BCG também podem ser imunizadas em uma das 16 UBSs da cidade que oferecem a dose.. As equipes de saúde do município estão disponíveis para acolher e orientar os pais e responsáveis quanto à vacinação.

“Nosso objetivo é imunizar as crianças recém-nascidas de Betim sem que haja perdas de doses, uma vez que cada frasco contém 13 doses com validade de seis horas após aberto. Por isso, foi necessário concentrar a aplicação da vacina BCG em apenas algumas unidades em dias e horários específicos. Pedimos aos pais compreensão e que não deixem de vacinar suas crianças”, afirma a diretora de Vigilância em Saúde de Betim, Fábia Ariane e Fonseca.

Cronograma de vacinação

06-02-2024

Adicionar comentário

Este espaço é fornecido para que os internautas possam expressar suas opiniões sobre o artigo postado. Para outros comentários clique aqui.


transparente