A frota que opera o transporte metropolitano em Betim vai receber novos ônibus para substituir os mais antigos que estão em circulação. A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), que não detalhou prazos, apenas afirmou que a entrega será gradativa – a região que abrange o município receberá 120 veículos.
De acordo com a pasta, a substituição é resultado de um acordo – não foi informado qual – e prevê a aquisição de 600 veículos no total. “As concessionárias que operam o transporte público da região metropolitana de Belo Horizonte também assumiram o compromisso de adquirir, com recursos próprios, mais 250 ônibus em 2025”, adiantou a secretaria, novamente sem especificar datas.
Segundo a Seinfra, os veículos novos serão mais modernos e sustentáveis. “Eles terão a tecnologia Euro 6, que emite até 75% menos poluentes, menos ruído e calor”, detalhou a secretaria, por meio de nota.
Acordo destrava sistema de baixa capacidade em Betim
A proximidade do fim do contrato de concessão levou a Viação Santa Edwiges a firmar um acordo com a prefeitura. A empresa desistiu de uma ação impetrada na Justiça para impedir a licitação do sistema de baixa capacidade no município, iniciada em 2019 pelo Executivo. “Dessa forma, a gente consegue convocar novos permissionários e aumentar o número de veículos que atendem essa finalidade”, disse o presidente da Ecos, Wilton Magno. Com o destravamento judicial, 86 novos micro-ônibus vão reforçar a frota suplementar, saindo dos atuais 134 para 220.
O acordo foi registrado em ata e assinado pelo prefeito Vittorio Medioli (sem partido), pelo prefeito eleito, Heron Guimarães (União Brasil), pelo presidente da Câmara, Léo Contador, pelo diretor-executivo da Santa Edwiges, Luís Fernando Paschoalin, e pelo presidente da Cooperativa dos Permissionários de Betim do Serviço de Transporte Público de Baixa Capacidade (Cooperbet), George Suzuki, na última sexta-feira (25).
A reportagem procurou a concessionária, mas não obteve retorno.