Senai implantará nova escola em Betim em 2025

33-07-2024Foto: Carolina Miranda

Betim vai ganhar, em fevereiro de 2025, a segunda unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) Minas na cidade. O anúncio foi feito pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), que informou que a nova escola profissionalizante receberá R$ 60 milhões em investimentos, que serão utilizados na compra do prédio e na aquisição de equipamentos tecnológicos de ponta. A unidade terá capacidade para formar aproximadamente 5.000 alunos por ano.

A Fiemg adquiriu o prédio onde funcionará o novo centro da Stellantis – grupo formado pelas marcas Fiat, Citroën, Jeep, Peugeot, Ram e outras. O espaço fica localizado em um terreno de 190 mil m², no bairro Jardim Petrópolis, onde o antigo curso profissionalizante da Fiat era ofertado.

Diretor regional do Senai Minas e superintendente do Serviço Social da Indústria (Sesi) Minas, Christiano Leal salientou que Betim foi escolhida para receber a nova escola de ensino técnico por ter perspectivas de uma robusta expansão da sua atividade industrial no próximos anos.

“A Fiemg faz sondagens anuais do plano de expansão da atividade industrial no país, e estudos nos mostraram uma alta expansão do setor em Betim futuramente. Já estudos do Mapa do Trabalho, feitos pelo Senai, apontam a necessidade de aumento da mão de obra industrial na cidade nos próximos anos. Tudo isso fez com que decidíssemos direcionar força de formação profissional em Betim, onde há a demanda por novos cursos profissionalizantes”, explicou Leal.

Entre os cursos profissionalizantes que serão ofertados na nova unidade estão os voltados para a construção civil pesada, desde a manutenção de máquinas e equipamentos até a operação e o manuseio deles para o setor. Outras áreas de conhecimento que terão cursos técnicos na nova instituição profissionalizante são as de limpeza urbana e mineração, além do setor automotivo.

O diretor regional do Senai Minas informou que a estrutura da escola profissionalizante ficará em uma área construída de 5.400 m² e contará com salas de aula, laboratórios, oficinas, estúdios, salas multiúso, biblioteca e espaço maker – ambiente que incentiva a criatividade, a experimentação e o aprendizado prático dos estudantes. “A previsão é abrir as inscrições para os interessados em dezembro. Assim, faremos o processo seletivo pra que as aulas comecem em fevereiro do ano que vem”, disse.

Primeiro Senai
A primeira unidade do Senai em Betim foi aberta na avenida Amazonas, no Centro da cidade, em 1996, e, ao longo desses anos, já formou mais de 40 mil alunos. A escola oferece hoje 15 cursos, nas áreas de administração, automação, desenvolvimento de sistemas, eletroeletrônica, eletromecânica, eletrônica, eletrotécnica, logística, manutenção automotiva, mecânica industrial, mecatrônica, metalúrgica, redes de computadores, segurança do trabalho e soldagem.

Adicionar comentário

Este espaço é fornecido para que os internautas possam expressar suas opiniões sobre o artigo postado. Para outros comentários clique aqui.


transparente