Na próxima sexta-feira (4), será realizado o seminário ‘Violência contra a mulher: enfrentamento e prevenção’. O evento, gratuito, acontecerá no Centro Administrativo, das 8h às 17h.
De acordo com a psicóloga, professora universitária e uma das organizadoras, Karoline Souza, o público-alvo são mulheres em situação de violência e pessoas que trabalham nos equipamentos que prestam assistência a essas mulheres.
“Escolhemos essa data, pois é quando acontece a campanha Agosto Lilás, de combate à violência contra a mulher. Também é o mês em que comemoramos o aniversário da Lei Maria da Penha”, explica.
Durante todo o dia, haverá palestras para debater os tipos de violência, a importância do profissional de saúde no enfrentamento da violência, o racismo, como trabalhar a masculinidade de acusados de violência, ações do Ministério Público e o papel do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cream) no acolhimento dessas mulheres.
COMO PARTICIPAR?
O evento é gratuito, e não é necessário fazer inscrição previamente. As palestras ocorrerão das 8h às 12 e das 13h às 17h, no auditório do Centro Administrativo de Betim (rua Pará de Minas, 640, no Brasileia).
VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:
8h: Chegada do público e lanche.
8h30: Discursos
9h às 9h30: Introdução - Descrição do cenário atual de violência do município, história da Maria da Penha, tipos de violência.
9h30 às 10h45: Violência contra a mulher e a importância do profissional de saúde no enfrentamento a violência
10h45 às 12h: As violências decorrentes do Racismo - falsa comunicação de crimes, denunciação caluniosa e as suas consequências nos casos de violência doméstica.
12h às 13h: Intervalo
13h às 14h15: Masculinidades e Violência contra a mulher: Diálogos possíveis.
14h15 às 15h30: As ações do Ministério Público no enfrentamento à violência contra a mulher
15h30 às 15h45: Intervalo
15h45 às 17h: Acolhimento e Empoderamento como ferramentas para enfrentamento a violência.