Rede de Bibliotecas Públicas e Comunitárias promove Festa Literária em Betim, de 18 a 22 de outubro

14-10-2021Foto: Ramacrisna/DivulgaçãoBetim será palco, entre os dias 18 a 22 de outubro, de uma série de encontros voltados para a literatura. A Festa Literária de Betim será realizada pela primeira vez na cidade, em formato 100% virtual, sendo promovida pela Rede de Bibliotecas Públicas e Comunitárias de Betim – que inclui as bibliotecas do Instituto Ramacrisna, Salão do Encontro, Cantinho dos Sonhos e Leonor de Aguiar Batista. O evento tem o apoio da Rede Estadual de Bibliotecas Comunitárias Sou de Minas Uai e da Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias (RNBC).

A ideia de promover a Festa Literária veio a partir de encontros da rede estadual, que sentiu a necessidade de debater temas importantes como a inclusão, a literatura africana, afro-brasileira e indígena, além de incentivar a leitura por meio da disseminação da poesia e de outros gêneros. “Os temas foram pensados de forma a promover uma discussão a respeito de temas relevantes da atualidade, colocando pessoas de referência no nosso município e da Região Metropolitana de Belo Horizonte, que atuam nessas áreas, como convidados”, destacou a coordenadora da biblioteca do Ramacrisna, Cleide Aparecida Moura.

A abertura da Festa será comandada pelo poeta e autor betinense Guto Amaral, que fará um sarau de poesias inspirado em Manoel de Barros. O sarau, denominado “Rompedor de amanhãs”, será transmitido pelo Youtube do Ramacrisna na segunda-feira (18/10), às 19h.

Na quarta-feira (20/10), às 15h30, haverá uma live com o tema “O lugar da literatura na adolescência”, pela plataforma Zoom (link) com a escritora Nívea Sabino – autora do livro Interiorana, articuladora da RodaBH de Poesia e fundadora da Academia Nova-limense de Letras – e com o representante da Rede Sou de Minas e da RNBC, Maurício Paiva. O evento será mediado pela Coordenadoria de Bibliotecas Públicas e Escolares da SEMED/Betim, Jéssica Sá, e terá a participação da leitora Vitória Camily, de 18 anos, dona do perfil @Literalmente_Vitoria, no Instagram.

Ainda na quarta-feira, às 19h, haverá um encontro do Projeto Tertúlia Literária Betim 2021, que nesse ano traz o tema “Leveza na Literatura”. O livro escolhido para o encontro é ‘Veríssimo antológico: meio século de crônicas’. Para participar é preciso fazer a inscrição prévia pelo telefone 99546-3319. A mediação ficará por conta da Doutora e Mestra em Letras - Literaturas de Língua Portuguesa, Luciana Brandão Leal.

No dia 21/10, às 19h, a programação contará com o debate “Descolonizando as estantes: O lugar da literatura africana, afro-brasileira e indígenas nas bibliotecas” (link). O evento terá a participação de Eni Rodrigues (especialista em literatura Africana), Ananda Machado (especialista em literatura indígena), Talita Rocha (Ilustradora, artista visual e professora de Português) e da mestra em educação e pedagoga, Nídia Sabino. A mediação da mesa ficará por conta da Coordenadora da Biblioteca Pública Leonor de Aguiar Batista, Cristina Santos.

Na sexta-feira, 22/10, também às 19h, o encerramento será com a live “Literatura infantil na perspectiva da inclusão” (link). Participarão do evento o jovem deficiente visual Luan Sousa (Instituto Ramacrisna), Veridiana Souza (diretora do Centro de Referência e Apoio à Educação Inclusiva - Rafael Veneroso. CRAEI- RV), Zanísia Ferreira (representante da Associação dos deficientes físicos de Betim - ADEFIB, setor braile), Juliana Daher (Pesquisadora em literatura infantil e formação de leitores na primeira infância) e Daidner Freitas (coreógrafa, fotógrafa e autora de livro infantil de Betim). O evento será mediado pela coordenadora da biblioteca Cantinho dos Sonhos, Márcia Campos.

Adicionar comentário

Este espaço é fornecido para que os internautas possam expressar suas opiniões sobre o artigo postado. Para outros comentários clique aqui.


transparente