Prefeitura de Betim, Vale e Governo de Minas oferecem cursos profissionalizantes gratuitos

08-06-2023Foto: Divulgação

Moradores de Betim que estão em busca de qualificação profissional têm mais uma grande oportunidade para ampliar as possibilidades no mercado de trabalho. Em parceria com o Governo de Minas e com a mineradora Vale SA, a prefeitura abre, na segunda-feira (12), as inscrições para cursos profissionalizantes gratuitos que serão ofertados nas modalidades presencial e à distância (virtual). Interessados devem se inscrever presencialmente na Superintendência de Trabalho, Emprego e Renda (Seter) até a próxima sexta-feira (16). A Seter funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

São, ao todo, 120 vagas distribuídas entre os cursos de agente de limpeza e conservação; cuidador de idosos; agente comunitário de saúde; Língua Brasileira de Sinais (Libras) e almoxarife.

Para participar é necessário ter idade mínima de 16 anos, residir em Betim e ter a escolaridade mínima exigida pelo curso (veja detalhes abaixo). No ato da inscrição, os interessados devem apresentar documentos pessoais, número de conta bancária, e comprovantes de endereço e de escolaridade - originais e cópias. Os alunos matriculados receberão bolsa-auxílio de R$ 300 na modalidade presencial e R$ 150 para modalidade à distância.

As qualificações fazem parte do Programa de Educação Profissional, do Governo de Minas, que é financiado com os recursos do acordo de reparação decorrente do rompimento da barragem Córrego do Feijão, em Brumadinho.

“A capacitação reforça o compromisso da gestão municipal com a qualificação do trabalhador, no intuito de contribuir com a formação e com a inserção do mesmo no mercado de trabalho. Pessoas que passam por uma qualificação profissional, principalmente aquelas que estão fora do mercado de trabalho, ampliam as possibilidades de conseguir boas oportunidades”, explica a secretária municipal de assistência social, Gabriela Brena Araújo.

Confira os cursos ofertados e os pré-requisitos

Modalidade presencial

Agente de limpeza e conservação - 20 vagas
Escolaridade: ensino fundamental I (1º ao 5º ano) - incompleto
Idade: maior de 16 anos
Sexo: indiferente
Turno: noturno

Cuidador de idosos - 20 vagas
Escolaridade: ensino fundamental II (6º ao 9º ano) - completo
Idade: maior de 18 anos
Sexo: indiferente
Turno: noturno

Agente comunitário de saúde - 20 vagas
Escolaridade: ensino fundamental II (6º ao 9º ano) - completo
Idade: maior de 18 anos
Sexo: indiferente
Turno: noturno

Língua Brasileira de Sinais (Libras) - 20 vagas
Escolaridade: ensino fundamental II (6º ao 9º ano) - completo
Idade: maior de 16 anos
Sexo: indiferente
Turno: noturno

Modalidade EAD

Almoxarife - 40 vagas
Escolaridade: Ensino Fundamental II (6º ao 9º) - incompleto
Idade: maior de 16 anos
Sexo: indiferente

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3531-1268.

Adicionar comentário

Este espaço é fornecido para que os internautas possam expressar suas opiniões sobre o artigo postado. Para outros comentários clique aqui.


transparente