rodoviaria02

Prefeitura de Betim entrega lentes de contato especiais

oftalmoFoto: Divulgação

Usuários de oftalmologia do Sistema Único de Saúde (SUS-Betim) com diagnóstico de ceratocone receberam as lentes de contato especiais, doadas pelo Hospital Evangélico, prestador de serviço da Secretaria de Saúde de Betim. Na última quarta-feira, 12, dez usuários foram contemplados com as lentes, que contribuem para uma reabilitação visual e a melhor qualidade de vida.

Os usuários faziam parte de uma fila de espera, com pedidos feitos desde 2016, na Diretoria de Regulação, Controle e Avaliação. "Ao perceber a demanda reprimida, procuramos a equipe do Hospital Evangélico, que como prestador de serviço do SUS Betim se dispôs a fazer os testes com os acessórios e doar as lentes sem custo para o município. É um ganho enorme para os usuários, uma iniciativa com impacto social positivo na vida delas. As lentes são de alto custo, podem variar de R$ 500,00 a R$1.500,00, e não estão previstas na tabela SUS, por isso, a doação do Hospital Evangélico é importante para os nossos usuários", destaca a Diretora de Regulação, Controle e Avaliação, Fernanda Oliveira.

A atendente Louriana Moura, 28 anos, do bairro Jardim Teresópolis, conta que desde os dez anos de idade tem dificuldade de enxergar. "Vejo tudo embaçado, já cai na rua, já perdi ônibus. Não reconhecia pessoas na rua", lembra os episódios vivenciados devido ao problema de vista. Na fila de espera há alguns anos, o auxiliar operacional Cleiton Lima está otimista. Ele conta que a ceratocone comprometia sua visão desde a infância. "Na escola eu sentava na primeira fila. Tinha dificuldade para visualizar o quadro. Estou com expectativa positiva, as lentes de contato vão me proporcionar enxergar melhor e também redução de custos, pois as lentes são caras", relata.

O oftalmologista do Hospital Evangélico, responsável pelo atendimento e acompanhamento da adaptação das lentes de contato, Rafael Paolinelli, explica que a ceratocone prejudica muito a visão e que as lentes de contato permitem ao paciente uma reabilitação visual. "O paciente volta a se sentir capaz, a ser inserido socialmente, consegue trabalhar, fazer as atividades do dia-a-dia com uma visão satisfatória".

Inicialmente, houve a entrega de 10 lentes de contato especiais. Até o final do ano, o Hospital Evangélico tem a previsão de entregar mais 34 lentes de contato especiais no total.

A ceratocone é uma enfermidade que causa o afinamento da córnea, que se projeta para fora de forma pontuda (cone), causando comprometimento na visão.

Adicionar comentário

Este espaço é fornecido para que os internautas possam expressar suas opiniões sobre o artigo postado. Para outros comentários clique aqui.



Publicidade