Prestes a terminar o prazo para que as lideranças que pretendem concorrer às eleições de 2014 regularizem suas filiações partidárias, que acabará neste sábado (5), alguns políticos de Betim começam a bater o martelo nas negociações para mudar de partido.
Dois pré-candidatos a uma vaga na Assembleia Legislativa e que hoje fazem parte do comando do governo anunciaram a troca de sigla. Um deles é o administrador regional do Imbiruçu, Ronievom Fonseca, o Neguinho. O político filiou-se ao PHS.
Neguinho assume, após indicação feita pelo diretório estadual, a presidência municipal da sigla, antes exercida pelo procurador adjunto do município, Bruno Cypriano. “O PHS estava em busca de uma liderança em Betim, que pudesse concorrer na Assembleia. Quando decidi me filiar ao partido, fui convidado a assumir a direção municipal”, afirmou Neguinho.
O secretário municipal de Esportes, Beto do Depósito, foi outro político que anunciou a mudança de sigla. Ele deixou o PSC para fazer parte do PR, um partido que, segundo ele, lhe proporcionará mais perspectivas de se eleger como deputado estadual. “Hoje o PR possui apenas um representante na Assembleia, além de compor a base do governador Antonio Anastasia. Isso me dará mais chance de conquistar a vaga”, explicou Beto do Depósito.
Já no Legislativo local, a troca de partidos visando a uma possível pré-candidatura como deputado também aconteceu. O vereador Dimas Caxias saiu do PP e assumiu o diretório municipal do recém-criado PROS.
Quem também mudou de legenda já visando às eleições de 2014 foi o vereador Dr. Vinícius Resende, que saiu do DEM e foi para o Solidariedade, também recém-criado.
Outros políticos que, apesar de não sinalizarem uma mudança de partido, devem disputar as eleições são Rômulo Veneroso (PV) e Maria do Carmo (PT) , que devem sair candidatos a deputado federal; e Weliton Santos Abreu, o Sapão (PSB), Carlaile Antônio (PSDB) e Antônio Carlos (PT) a estadual, além dos deputados Ivair Nogueira (PMDB), Maria Tereza (PT), e Pinduca (PP), que devem tentar a reeleição. O Cartório Eleitoral de Betim só funcionará até sexta (4) para o pedido de desfiliação.