Parceria entre Betim e Contagem integrará Centros de Operações

24-06-2021Foto: Reprodução / Rede Social

Reduzir a criminalidade, inibir ações violentas e fortalecer o monitoramento nas áreas de segurança. Esses são alguns dos objetivos da parceria entre as Prefeituras de Betim e de Contagem, firmada, recentemente, para reforçar e integrar as principais áreas de segurança das duas cidades. O acordo prevê a criação de cercamento eletrônico, com câmeras de reconhecimento de placas de veículos nessas áreas.

Com a iniciativa, os municípios vizinhos terão os Centros de Operações integrados, otimizando o trabalho dos agentes de segurança e garantindo mais tranquilidade a toda a população. O projeto será viabilizado por câmeras inteligentes, chamadas de LPR - que realizam a leitura de placas de carros, acusando veículos cadastrados como roubados e furtados, além daqueles suspeitos.

Segundo o secretário de Segurança Pública de Betim, Júlio Cezar de Paula, 80% dos crimes violentos cometidos no município são praticados por criminosos que utilizam carros durante a fuga. "A expectativa, no primeiro momento, é instalar o sistema de videomonitoramento nas entradas e saídas do município. Dessa forma, vamos ter mais controle sobre os veículos suspeitos que circulam na área, agilizando a atuação dos agentes de serviço, que receberá o alerta imediatamente", afirma.

A integração também contará com a atuação dos profissionais das polícias Militar e Civil, além da Guarda Municipal, TransBetim e Defesa Civil. Para viabilizar os trabalhos, os profissionais também vão utilizar dados e imagens de monitoramento do sistema Helios, cedidos pela Polícia Militar, além do compartilhamento dos materiais dos Centros de Operações de Betim e Contagem, por meio da instalação de fibra óptica.

Júlio Cezar explica que, atualmente, o projeto está na fase de definição dos pontos em que serão instaladas as câmeras. Em seguida, serão feitas as contratações dos equipamentos. O secretário acrescenta que essa solução deverá se expandir para outros municípios, sob pena de migração de criminalidade para aqueles que não adotarem o cercamento eletrônico.

Adicionar comentário

Este espaço é fornecido para que os internautas possam expressar suas opiniões sobre o artigo postado. Para outros comentários clique aqui.


transparente