O Instituto Ramacrisna está com inscrições abertas para sete cursos de capacitação profissional na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Ao todo, 100 vagas serão disponibilizadas para as formações oferecidas na sede da Instituição, em Betim, e em outros três núcleos de ensino que abrangem moradores dos bairros Imbiruçu e Petrovale, além dos municípios de Ibirité e Sarzedo por meio do projeto Construindo o Futuro VI, realizado em parceria com a Petrobras, através do programa Petrobras Socioambiental.
A parceria, que acontece há 22 anos, já transformou a vida de milhares de pessoas através da educação. Como a do quiropraxista Jhonatha Máximo, que participou do curso de empreendedorismo do Construindo o Futuro. Para ele, o curso foi um divisor de águas em sua carreira. “Antes eu realizava o meu trabalho apenas por meio de indicações. Mas graças às aulas e orientações dos excelentes profissionais que recebi, pude ter um panorama melhor de mercado e aprendi como divulgar, investir e ampliar o meu negócio. Além da consultoria, fui contemplado com o aporte financeiro ofertado aos alunos que se destacaram durante as aulas. Com isso, a minha estrutura mudou completamente, e não digo apenas a estrutura física, mas a mentalidade também. ”, relata.
Hoje, Jhonatha não apenas se estruturou profissionalmente, como também passou a contar com a sua própria equipe. “Além de ter conseguido equipar o meu espaço, hoje posso contar ainda com uma equipe de tráfego pago para que a divulgação do meu trabalho na internet atinja cada vez mais pessoas e, com isso, conquiste cada vez mais clientes. Esse trabalho já tem me proporcionado uma visibilidade na cidade e já planejo a expansão do meu atendimento para outras regiões. ”, conta emocionado.
São histórias como esta que inspiram o Instituto Ramacrisna a buscar inovar e ampliar cada vez mais a grade de cursos ofertados à população. “Quando nos deparamos com histórias transformadoras como esta, vemos que estamos no caminho certo e nos motivam a querer fazer cada vez mais, pois vemos que estamos de fato fazendo a diferença na vida das pessoas. Vivemos em constante adaptação e atentos ao que o mercado oferece em capacitação e tecnologia, sempre buscando ofertar o melhor para às comunidades em que atuamos. ”, explica a vice-presidente do Instituto Ramacrisna, Solange Bottaro.
Também está em busca de uma mudança em sua vida profissional? Confira os cursos que estão com inscrições abertas:
Manicure e pedicure
São ministradas aulas de procedimentos de modelagem, cutilagem, hidratação, esmaltação e decoração de unhas, bem como realizar procedimentos de relaxamento e bem-estar por meio de técnicas de massagem para hidratação e SPA de pés e mãos. Ao final do curso, o aluno recebe um kit completo para iniciar sua jornada profissional. Aulas presenciais no turno da tarde, de 14/10 a 08/11 no núcleo Petrovale (Rua Espanha, 31, loja 3, Petrovale). Inscrições até 02/10 pelo site.
Cabeleireiro
Serão trabalhados conteúdos como técnicas que possibilitem que os alunos tenham capacidade de organizar o ambiente e os processos de trabalho do cabeleireiro, higienizar e modelar os cabelos, hidratar e reconstruir os fios de cabelo, cortar cabelos, bem como alterar a estrutura e coloração dos fios. Ao final do curso, o aluno recebe um kit completo para iniciar sua jornada profissional. Aulas presenciais no turno da manhã, de 01/10 a 26/11, no núcleo Imbiruçu (rua Luzia de Jesus Barbosa, 20, Imbiruçu). Inscrições até 20/09 pelo site.
Recepção e atendimento
O curso visa capacitar profissionais para atenderem o público de forma eficaz, utilizando a comunicação oral e escrita, considerando o contexto, a cultura organizacional e as regras de etiqueta empresarial. O objetivo é contribuir para a qualidade total no atendimento a clientes internos e externos. Os participantes aprenderão técnicas de atendimento presencial e telefônico, além de conceitos de comunicação e relacionamento interpessoal. Aulas de 01/10 a 28/10, online. Inscrições até 20/09 pelo site.
Trancista
Serão trabalhados conteúdos como método de como organizar o ambiente e os processos de trabalho e técnicas diversas de tranças. O aluno aprenderá técnicas de trançados desde os estilos mais básicos até as tendências mais recentes, além de uma abordagem abrangente sobre os cuidados específicos com cada tipo de cabelo e dicas valiosas para manter as tranças impecáveis. Ao final do curso, o aluno recebe um kit completo para iniciar sua jornada profissional. Aulas presenciais no turno da tarde, de 01/10 a 10/10, no núcleo Petrovale (Rua Espanha, 31, loja 3, Petrovale). Inscrições até 20/09 pelo site.
Barbeiro
O curso ensina métodos de organização de ambiente, higienização, modelagem e hidratação, tipos de corte de cabelo e barba, além de técnicas de cuidado e coloração dos fios. Ao final do curso, o aluno recebe um kit completo para iniciar sua jornada profissional. Aulas presenciais no turno da manhã, de 14/10 a 08/11, no núcleo Petrovale (Rua Espanha, 31, loja 3, Petrovale). Inscrições até 04/10 pelo site.
Programação web e mobile
O curso vai proporcionar uma sólida e abrangente compreensão dos principais conceitos de lógica de programação. Além disso, o curso explora a integração e manipulação de bancos de dados, capacitando os alunos a gerenciar e armazenar informações de forma eficaz. A formação também se destaca ao preparar os alunos para o desenvolvimento de aplicativos móveis e sites funcionais, garantindo que estejam em conformidade com os padrões mais recentes e exigentes do mercado. Para atingir esses objetivos, os estudantes se familiarizaram com as linguagens e tecnologias fundamentais, como HTML, CSS e JavaScript. As aulas são presenciais no Instituto Ramacrisna (Rua Mestre Ramacrisna, 379, Santo Afonso, Betim) e acontecem em dois turnos: manhã, de 09/09 a 05/12 inscrições até 04 pelo site e tarde, de 16/09 a 16/12 com inscrições até 11/09 pelo site.
Sobre as vagas
Os cursos são exclusivos para moradores de Betim, Ibirité e Sarzedo (consulte bairros no site), as vagas são destinadas preferencialmente a pessoas com idade entre 16 e 45 anos (no caso de a turma não atingir a capacidade máxima, um público mais velho pode ser atendido) e com ensino fundamental completo.