rodoviaria02

Índices de violência em Betim despencam em 2019

betim01

Os relatórios da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP) apontam que os crimes violentos têm mantido a diminuição em Betim. No comparativo dos sete meses de 2016 a 2019, os homicídios por aqui tiveram queda no ranking entre as 15 cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O município, que em 2016 ocupava o 5º lugar com maior incidência de assassinatos, hoje está em 10ª colocação, com resultado mais positivo em relação a outros municípios com menos da metade da população betinense.

Na análise da SESP, a taxa do crime para cada grupo de cem mil habitantes constatou que no primeiro semestre dos últimos quatro anos - incluindo 2019 - Betim saiu da média de 28,90 homicídios, em 2016, para 13,11, neste ano.

De acordo com os dados anuais atualizados da SESP, Betim possui a menor incidência de homicídios consumados dos últimos três anos . Em 2016, Betim registrou 217 homicídios consumados. Em 2017, 180, o que significa redução de 17,1%, no comparativo 2016 - 2017. Já em 2018, foram registrados 122 homicídios consumados, a redução chegou a 32,3% comparando com 2017 e diminuição de 43,8% comparando com 2016.

Nos primeiros sete meses de 2019, 57 homicídios consumados foram registrados. Esse é o menor número desde 2012, quando comparamos o período de janeiro a julho dos últimos oito anos. De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança Pública, a tendência é que em 2019 Betim tenha menos de 100 homicídios.

Para o secretário municipal de Segurança Púbica, coronel Julio Cesar Rachel de Paula, os resultados positivos se devem ao trabalho conjunto de todas as forças de segurança e da constante capacitação dos agentes. "Para melhor atuação nas ruas, a Guarda Municipal de Betim passou por treinamentos, testes psicológicos e físicos para receber a liberação do porte de armas, processo este que já foi concluído. Atualmente, os agentes participam do Treinamento Tático Operacional, com aulas teóricas e práticas. Conteúdo sobre leis e suas aplicações, bem como noções básicas de Direito Penal, e aulas práticas que trazem atividades com técnicas de defesa pessoal, técnicas de abordagem a pessoas, veículos e edificações, e pronto socorrismo são ministradas para a corporação".

Ainda segundo o secretário, outro fator importante para os resultados positivos na segurança pública de Betim foi a implantação, em setembro do ano passado, das 15 Bases Móveis Comunitárias da Polícia Militar. O coronel também ressaltou o importante trabalho investigativo da Delegacia de Homicídios de Betim e a atuação do Grupo de Intervenção Estratégia, que com o apoio do Ministério Público e do Poder Judiciário, tem realizado intervenções pontuais e efetuado a prisão de homicidas.

Adicionar comentário

Este espaço é fornecido para que os internautas possam expressar suas opiniões sobre o artigo postado. Para outros comentários clique aqui.



Publicidade