rodoviaria02

Idoso é denunciado por suspeita de maus-tratos a animais em Betim

08-08-2019Foto: Ronaldo Silveira

A Polícia Militar do Meio Ambiente de Betim, recolheu pelo menos 12 cães que estariam sendo vítimas de maus-tratos. O caso foi na manhã desta terça-feira (6), no bairro Jardim Petrópolis. Um idoso de 60 anos foi levado para a delegacia para prestar esclarecimentos.

De acordo com o sargento Nilson Gomes, a corporação já havia recedido denúncias de que o homem batia muito nos animais e, nesta terça, com um mandado de busca e apreensão em mãos, conseguiu entrar na casa e verificar a situação. “Nós já havíamos recebido denúncias de que esse senhor agredia os animais, inclusive, recebemos até imagens dele batendo nos cães. Fizemos o pedido de busca e apreensão para que pudéssemos resgatar esses animais”, disse o sargento. “Quando chegamos aqui, observamos que o homem, ao sair da residência, já agredia os cães com chicotadas. Um flagrante”, completou.

Além de cães, também havia gatos, galinhas e galos na casa. Os animais foram levados para o Centro de Controle de Zoonoses de Betim para avaliação de veterinária e, depois, serão encaminhados para a adoção. “Encontramos muitos cachorros feridos, mancando, magros e vários filhores. O espaço é muito pequeno para esse grande número de animais, além de muito sujo”, acrescentou o sargento.

O homem foi conduzido para delegacia onde seria feito o registro da ocorrência. “Ele vai responder por crime de maus-tratos a animais e pode ser punido com multa. A Lei 9.605, de crimes ambienais, também prevê detenção de três meses a um ano. É importante que as pessoas denunciem os casos de maus-tratos, pois isso ajuda no trabalho de prevenção que a polícia já desenvovle”, afirmou Gomes.

O idoso alegou que não maltratava os animais. “Eu só batia em um chachorro, que era o grandão, porque ele brigava muitos com os outros menores. Ele batia muito nos pequenos. Aí, eu peguei o chicote para separar. Inclusive, eu queria mesmo era que levassem esse cão maior”, justificou.

Questionado sobre por que os vizinhos o teriam denunciado, o homem declarou: “Eu acho que é inveja”.

Lei municipal

Neste ano, a Prefeitura de Betim elaborou uma legislação municipal para coibir os casos de maus-tratos a animais na cidade. A proposta prevê penalidades, que vão desde notificação, multa e até restrição de direitos de quem comete esse tipo de crime, além de reparação aos danos causados. A multa pode chegar a R$ 2.565,50. A Câmara já aprovou a lei.

Adicionar comentário

Este espaço é fornecido para que os internautas possam expressar suas opiniões sobre o artigo postado. Para outros comentários clique aqui.



Publicidade