Hospital Regional de Betim amplia reformas e é integrado ao moderno Centro Materno-infantil

05-05-2021Foto: Gustavo Ribeiro / Prefeitura de Betim

Ambientes funcionais, com boas condições de biossegurança e humanizados são fundamentais para amenizar o processo de internação de pacientes e facilitar o exercício da vocação de “cuidar de pessoas” - eleita por profissionais de enfermagem, médicos, terapeutas, dentre outros. Pensando nisso, a Prefeitura de Betim vem, desde 2019, promovendo melhorias no Hospital Regional de Betim (HPRB). Em janeiro deste ano, novas reformas da unidade foram iniciadas e os resultados já são visíveis.

De acordo com a diretora-geral do hospital, Patrícia Evangelista, intervenções importantes estão sendo feitas, porém de modo a impactar o mínimo possível a rotina de quem circula na unidade. “Toda obra é acompanhada por um corpo técnico para minimizar os impactos, sejam eles quais forem, garantindo, assim, a segurança de servidores, colaboradores, usuários e acompanhantes”.

Ela explica que a reforma da fachada do HPRB vai melhorar a condição térmica e acústica do prédio. "Uma parte da fachada está sendo revestida de granito e outra está sendo coberta por uma textura. Serão instalados, também, brises nas janelas, que funcionam como um quebra-sol, diminuindo a incidência de luz solar nos ambientes e amenizando o calor. O novo revestimento, além de garantir uma resposta melhor às condições ambientais (de temperatura e ruídos), dará ao hospital uma estética mais contemporânea, integrando-o visualmente ao Centro Materno-infantil”, destaca.

Outro ponto importante das obras é a implantação do sistema de combate a incêndio e pânico, que será concluído até o início de maio. “É necessário para que, caso haja uma ocorrência, todos que estejam na unidade tenham um direcionamento correto e ágil para as rotas de fuga”, informa Patrícia, que enfatiza ainda que, além de sinalizar todo o hospital, o projeto inclui o combate de focos de incêndio antes que se espalhem, diminuindo, dessa forma, os riscos de danos à saúde dos presentes.

Ampliação do Setor de Nutrição
O Setor de Nutrição Dietética (SND) também passou por demolições para que possa ser ampliado em 100 m2. Responsável pela qualidade nutricional de todos os pacientes que estão internados e necessitam de dieta alimentar prescrita, o SND demandava intervenções para adequação das atividades. “A melhoria da ambiência propiciará fluxos ordenados de trabalho, conforme as normas de boas práticas preconizadas pela Vigilância Sanitária”, ressalta Patrícia.

Outras reformas
O HPRB possui ainda outros projetos de reforma que, em breve, serão executados. Esses projetos contemplam as unidades de lavanderia, farmácia central, central de material esterilizado e bloco cirúrgico. As intervenções serão realizadas seguindo todas as diretrizes da Vigilância Sanitária.

A diretora-geral enfatiza que as obras atuais continuam sendo realizadas com o mesmo cuidado que as demais executadas pela atual gestão, incluindo a construção do Centro Materno-infantil. “Seguimos somando esforços para que todas as áreas recebam melhorias sem que isso comprometa a assistência aos pacientes. Afinal, estar num hospital como paciente é sempre uma experiência difícil e, como profissional, um desafio constante. Insegurança, sensação de vulnerabilidade, dores físicas e emocionais; por vezes, o medo da morte acompanha o hospitalizado. O desafio de quem cuida consiste em diagnosticar a causa do mal físico e tratá-la, acolhendo cada paciente em sua peculiaridade. É por isso que nos esforçamos para blindar a assistência durante a execução dessas obras”, esclarece.

Adicionar comentário

Este espaço é fornecido para que os internautas possam expressar suas opiniões sobre o artigo postado. Para outros comentários clique aqui.


transparente