Fiat entrega ambulância e protetores faciais para o município de Betim

67-07-2020Foto: Léo Lara/Fiat Divulgação

A Fiat Chryler Automobiles (FCA) entregou para a Prefeitura de Betim um Fiat Ducato preparado e adaptado como ambulância de UTI e cerca de 150 protetores faciais, nesta sexta-feira (31). A ação é mais uma da parceria da empresa com o município no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.

A entrega foi feita pelo diretor de manufatura da FCA para a América Latina, Pierluigi Astorino, ao prefeito Vittorio Medioli. A ambulância está capacitada para ser uma UTI móvel.

“A Fiat é uma grande parceira nossa nesse momento de pandemia. Ela nos emprestou o espaço do Fiat Club, que foi transformado em um hospital de campanha com capacidade para 120 leitos, que está sendo fundamental para atender a população, além de ajudar também com recursos financeiros. Nesse momento de graves problemas, essas empresas parceiras estão sendo de muita importância. Agradeço a FCA por essa ambulância e pelos protetores faciais e por toda as ações realizadas”, declarou o prefeito em suas redes sociais.

O secretário adjunto de Gestão à Saúde, Augusto Viana, afirmou que a ambulância será muito importante para o atendimento à população. “Vamos destiná-la para atender exclusivamente no transporte de pacientes casos suspeitos e confirmados de Covid-19 na rede SUS do município, pois as ambulâncias do Samu atendem a todos os casos. E essa nova ambulância será usada para o atendimento de casos do coronavírus”, disse.

O diretor Pierluigi Astorino destacou a ação da empresa. “É uma honra da Fiat participar e dar essa contribuição para a população. Temos um papel importante de atuação na comunidade e continuaremos com essa participação. A entrega da ambulância é um legado que fica para a cidade de Betim, contribuindo para salvar vidas, mesmo depois que a pandemia passar”, afirmou.

Ambulância equipada
O Fiat Ducato preparado como ambulância de UTI está configurado com amplo espaço para a maca do paciente e assentos para o médico e auxiliar que prestarão atendimento durante o transporte, com acesso a armário e painel de controle de equipamentos. Dispõe de sistema complexo de oxigênio, com cilindro de 16 litros, válvula, manômetros, máscara e umidificador. Conta também com sistemas para aplicação de soro e plasma, cadeira de rodas e prancha.

Para dar suporte a outros equipamentos médicos, possui painel elétrico com seis tomadas e interruptores, tomada para captação de energia de fonte externa, inversor de tensão elétrica de 12V para 110V, bateria suplementar, carregador de bateria, luminárias especiais.

As máscaras, produzidas internamente, são do tipo face shields e foram entregues pelos profissionais da área do Design da FCA. Desde março, as impressoras 3D, utilizadas para produzir peças de reposição de maquinários e desenvolvimento de componentes para protótipos, estão direcionadas para a confecção desses protetores faciais.

Parceria
Além dessa ambulância, das máscaras e da parceria para implantar o hospital de campanha, a FCA também disponibilizou dez veículos para o município, em regime de comodato, que estão sendo usados pelas equipes de saúde diretamente no combate à pandemia, com transporte de servidores, de amostras laboratoriais e para a realização da pesquisa que tem como objetivo mapear a circulação do novo coronavvírus, dentre outras ações.

A empresa também já consertou dezenas de respiradores para hospitais de todo o país e investiu R$ 3,5 milhões na fábrica de Betim, em parceria com a Comau, para produzir 1,5 milhão de máscaras cirúrgicas por mês. Elas são distribuídas para funcionários, e parte da produção será doada para profissionais de saúde e comunidades de pelo menos três estados.

(com assessoria da FCA)

Adicionar comentário

Este espaço é fornecido para que os internautas possam expressar suas opiniões sobre o artigo postado. Para outros comentários clique aqui.


transparente