Entrevista - Vittorio Medioli

41-07-2021Foto: Edson Dutra / Prefeitura de Betim

O prefeito Vittorio Medioli, concedeu um mini entrevista para BETIM ONLINE, na terça-feira (13). Os assuntos abordados foram: vacinação contra a Covid, volta às aulas, flexibilização do comércio, geração de emprego, concurso da Guarda Municipal. Acompanhe:

1) Com o aumento do número de pessoas sendo vacinadas, qual a previsão para que toda população já tenha tomado a primeira dose?
Nossa esperança é de vacinar toda população acima de 12 anos até outubro. Nesta semana, a estimativa é chegar a 190 mil vacinados com uma dose ou dose única.

2) Muitos pais estão inseguros em levar os filhos para a sala de aula no dia 2 de agosto. As escolas estão preparadas para receber os alunos? O retorno presencial é obrigatório? Como vai funcionar o processo de retomada da volta às aulas presenciais?
O prejuízo dos alunos sem salas de aula é muito intenso, se considerarmos que o analfabetismo funcional já alcançava 15% da população escolar, e a pandemia já está tirando o segundo ano de aulas presenciais. As escolas foram preparadas da melhor forma possível com normas de biossegurança rígidas. A retomada se dará ao longo de três semanas a partir do dia 02/08 para o 7º, 8º e 9º ano; dia 09/08 para o 4º, 5º e 6º ano, e dia 16/08 os anos remanescentes. O pré-escolar retorna dia 02/08. Os pais que não concordam deverão fazer uma declaração que se comprometem a cuidar que os filhos sigam aulas remotas de casa.

3) Com a redução dos casos de Covid, não é hora de aumentar a flexibilização do funcionamento do comércio, como por exemplo, reabertura do cinema, realização de eventos, entre outros?
A média de intubados, ou seja, de pacientes em estado grave, continua acima de 40 no Cecovid. Isso significa que ainda estamos em estado de calamidade. Sem dúvida, menor do que enfrentamos com cerca de 100 intubados. Mas ainda requer cuidados. As restrições são mínimas, e atingem os eventos, já que não atingimos uma situação mais amena.

4) Apesar da pandemia, Betim tem se destacado na geração de empregos em Minas Gerais. O cenário para a vinda de novas empresas e a criação de empregos no município neste segundo semestre é animador?
Somos o município que mais gera emprego em Minas. Estamos gerando três empregos para cada um gerado em BH. Betim vem de 2020, ano catastrófico, com um saldo positivo de 3,8 mil empregos. Mesmo com o auge da pandemia, nos primeiros cinco meses de 2021, geramos um saldo positivo de empregos de 5,8 mil, e ainda esperamos continuar nesse ritmo até o final do ano.

5) Qual a previsão para a realização do concurso da Guarda Municipal?
Para 2022.

*A entrevista foi realizada via e-mail;

Adicionar comentário

Este espaço é fornecido para que os internautas possam expressar suas opiniões sobre o artigo postado. Para outros comentários clique aqui.


transparente