Tenente Coronel Júlio Cezar

julioO BETIM ONLINE começa sua primeira entrevista de 2012, com o novo comandante do 33º Batalhão da PMMG em Betim, o tenente-coronel Júlio Cezar Rachel de Paula.
O novo comandante, enfrenta como um de seus principais desafios, diminuir o número crescente de homicídios na cidade.
Júlio Cezar, está na Polícia Militar há 24 anos, é casado e pais de dois filhos.
 
- O QUE A POPULAÇÃO PODE ESPERAR A MÉDIO PRAZO DA POLÍCIA MILITAR NA QUESTÃO DO COMBATE A VIOLÊNCIA?

Estamos trabalhando com afinco no intuito levar até o cidadão a certeza de que a PMMG está sendo eficiente em suas ações de específicas de manutenção da ordem pública. Nossa meta de entrada é combater o crime de homicídio, pois combatendo o este delito, perifericamente combatemos outras modalidades criminosas decorrentes.

- O QUE SERÁ MANTIDO DO TRABALHO REALIZADO PELO SEU ANTECESSOR, O TENENTE-CORONEL JOSÉ JACINTO DE OLIVEIRA NETO QUE ESTÁ SE APOSENTANDO. E QUAIS SERÃO SUAS NOVAS METAS COMO NOVO COMANDANTE?

O Ten Cel Jacinto atuou brilhantemente no comando do 33° BPM, trouxe inovações, excelentes estratégias de combate à criminalidade, uniu os poderes constituídos dentre outras. Nós só temos a aperfeiçoar estas medidas e implementar estratégias de ações voltadas para realidade criminal da cidade. Quanto às minhas metas, inicialmente vamos trabalhar para reduzir mensalmente os índices de homicídios em 10% do teto máximo de 16 eventos mensais.

- QUAL O NÚMERO REAL DE EFETIVOS NA CIDADE HOJE? E ESSE NÚMERO IRÁ AUMENTAR OU É O SUFICIENTE?

Estamos hoje com um total de 631 policiais militares atuando no município. Este número varia para mais ou para menos periodicamente devido a treinamentos e cursos realizados pela instituição, além de alunos advindos dos cursos de formação.

- EM BETIM TEMOS VARIAS MODADALIDADES DE PATRULHAMENTO, COMO AS BICICLETAS, MOTOS, ETC. O ESTADO DE CONSERVAÇÃO DESSES VEÍCULOS É SATISFATORIO?

Nossa frota recebe manutenção periódica para estar sempre em condições de atuar.

- HÁ UMA ABORDAGEM EM ESPECIAL NAS MOTOCICLETAS DENTRO DA CIDADE, ASSIM COMO FUNCIONA EM BELO HORIZONTE. QUAL O RESULTADO COLHIDO ATRAVÉS DESSA ABORDAGEM ATÉ O MOMENTO?

As motocicletas têm sido alvo constante de nossas intervenções devido à quantidade de delito praticada com o uso desse tipo de veículo. Com a criação recente da PATRAN (Patrulha de Trânsito) estamos conseguindo reduzir significativamente a ocorrências de delitos com autores em motocicletas, além tirarmos de circulação vários veículos que se encontram em situação irregular.

- SEGUNDO INFORMAÇÕES NÃO CONFIRMADAS, BETIM POSSUÍ APENAS UMA VIATURA DO BATALHÃO DE TRÂNSITO PARA A REALIZAÇÃO DA BLITZ. QUANDO HAVERÁ UM REFORÇO PRA QUE SEJA REALIZADA UMA BLITZ MAIS CONSISTENTE DENTRO DA CIDADE?

O 33° BPM realiza constantes operações visando e repressão e educação no trânsito, realizada tanto pela PATRAN como pelas viaturas de PAP, Patrulha de Prevenção Ativa. Os resultados destas operações tem se apresentado satisfatórios para redução dos índices criminais, além de aproximar ainda mais o cidadão da PMMG.

- EXISTE UM PLANO DE COMBATE ESPECÍFICO PARA OS BAIRROS MAIS VIOLENTOS DA CIDADE?

Certamente que sim, toda evento criminal, do mais simples ao mais complexo, é devidamente monitorado pelo setor de planejamento da unidade. Consequentemente, esta análise criminal serve de material para construção de planejamentos diversos no intuito de fazer frente às demandas apresentadas.

- OS NÚMEROS E OS FATOS MOSTRAM UM AUMENTO SIGNIFICATIVO DA VIOLÊNCIA, PRINCIPALMENTE DENTRO DAS DROGAS. NA SUA OPINIÃO, ESSE AUMENTO ORIGINOU-SE DE UMA "OUSADIA" POR PARTE DOS TRAFICANTES FRENTE A POLÍCIA OU DA FALTA DE PARTICIPAÇÃO DO PODER PÚBLICO EM APRESENTAR UMA ALTERNATIVA MAIS VIÁVEL PARA A SOCIEDADE?

Segurança Pública se faz com as ações coordenadas de vários setores atuando de forma organizada e contínua, a isso denominamos o ciclo completo de polícia, onde temos neste ciclo atores desenvolvendo suas atividades de forma direta e indireta. O assunto é abrangente, podendo ser fruto de uma pauta única, que estamos à inteira disposição para realizá-la, mas vou tentar simplificar para facilitar o entendimento. A polícia Militar faz policiamento ostensivo de manutenção da ordem pública de forma ostensiva e presente diretamente junto ao cidadão, com foco específico na prevenção. Ocorrendo o delito, a PMMG se faz presente e encaminha o registro dos fatos à Polícia Civil, que por sua vez irá realizar as investigações necessárias para a elucidação dos fatos. Posteriormente, esta documentação é enviados ao ministério Público e em seguida ao poder Judiciário, este último decidirá, com base nos levantamentos realizados a condenação ou inocência do envolvido. Verdade é que estes órgãos devem trabalhar de maneira uniforme e eficiente, pois trata-se de uma engrenagem, e sendo engrenagem os “dentes” desta máquina não podem falhar.
A PMMG em Betim não mede esforços para garantir tranquilidade e sensação de segurança ao cidadão. Busca o todo instante envolver os atores diretos e os indiretos para trabalharem juntos na prestação de um serviço eficiente e de qualidade.

- DENTRO DO GRAU DE CONFIANÇA DA POPULAÇÃO COM A POLÍCIA MILITAR. COMO A POPULAÇÃO PODE AJUDAR A POLÍCIA E CONFIAR MAIS NELA?

Nossa visão institucional é “Sermos excelentes na promoção das liberdades e dos direitos fundamentais, motivo de orgulho do povo mineiro”. São 236 anos servindo ao cidadão, motivo pelo sermos reconhecidos por este mesmo cidadão como a melhor polícia do país. E estes anos de atuação nos propiciou credibilidade suficiente de termos o cidadão como parceiro ativo das questões de segurança. Podemos citar a ferramenta de denúncia anônima “181 (Disque denúncia)" criado para resguardar o cidadão de bem de possíveis represálias por parte do cidadão infrator. Basta ligar e realizar a denúncia, a identidade é preservada, é fornecido número de protocolo para acompanhamento dos resultados da denúncia e o cidadão não aparece em nenhum momento. Outra ferramenta importante de participação comunitária é o CONSEP, onde o cidadão juntamente com os poderes constituídos trabalham em conjunto para melhoria da qualidade de vida em sua comunidade.

- UMA MATÉRIA REALIZADA PELO BETIM ONLINE MOSTROU A REALIZAÇÃO DO "DOMINGÃO DO FUNK" NO ESTACIONAMENTO DO PARQUE ECOLÓGICO MATINHA DO INGÁ. UMA SEMANA DEPOIS, FOI REALIZADA UMA OPERAÇÃO PELO 33º BPM, COM POLICIAIS FORTEMENTE ARMANDOS EM SETE VIATURAS. O QUE LEVOU A POLÍCIA A REALIZAR UMA OPERAÇÃO DESSA GRANDEZA NAQUELE EVENTO?

Com base na resposta anterior, cidadãos de bem que estiveram no local, não satisfeitos com as ações delituosas de um número reduzido de infratores, agiram através do 181 denunciando o uso ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas. De imediato, a PMMG deu a resposta necessária e proporcional à denúncia realizada. A intenção era que o evento transcorresse dentro da normalidade e ordem pública prevalecesse no local.


BATE-BOLA

- UM TESOURO: Minha Família

- A POLÍCIA MILITAR É?: Minha Paixão

- HOMICÍDIOS EM BETIM: Combateremos com firmeza

- TRÁFICO DE DROGAS: Cidadão, diga “NÃO”

- NO SEU COMANDO NÃO FALTARÁ?: Empenho e determinação

Adicionar comentário

Este espaço é fornecido para que os internautas possam expressar suas opiniões sobre o artigo postado. Para outros comentários clique aqui.


transparente