Em período de estiagem, prefeitura intensifica a recuperação 140 km de estradas vicinais

19-04-2021Foto: Prefeitura de Betim / Divulgação

Aproveitando o início do período de estiagem - de abril a setembro -, a Prefeitura de Betim, por meio da Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transporte e Trânsito (Ecos), intensificou o serviço de cascalhamento e patrolamento das estradas vicinais (de terra) da cidade, a fim de garantir condições de circulação e trânsito para quem precisa trafegar por essas áreas. A ação é realizada durante todo o ano, mas, sem chuvas, consegue abranger mais pontos ao longo dos cerca de 140 km de estradas vicinais, que estão espalhadas por nove regiões do município (Alterosas, Centro, Citrolândia, Icaivera, Imbiruçu, Norte, Petrovale, PTB e Vianópolis), principalmente em zonas rurais.

O processo ocorre a partir da raspagem do solo irregular com uma motoniveladora, passando por várias etapas, como: limpeza desse material raspado; lançamento de cascalho e do material feito com o produto da usina de reciclagem de resíduos sólidos de construção civil; escória de alto-forno; e sobras do processo de fresagem ou raspagem de asfalto. A finalização é feita com o espalhamento desses detritos por meio da máquina motoniveladora.

Por ano, o município gasta 30.000 toneladas de resíduos nas operações de cascalhamento e patrolamento, atingindo toda a malha de estradas de terra

Para a presidente da ECOS, Marinésia Makatsuru, esse trabalho é fundamental para garantir o acesso das comunidades rurais às outras áreas do município. "Temos esse desafio de manter as estradas vicinais em plenas condições de tráfego. Nosso trabalho tem sido realizado no sentido de proporcionar às pessoas que moram em regiões mais afastadas meios para se locomoverem da forma mais ágil, confortável e segura possível”, diz

A população pode solicitar o serviço ligando para a Diretoria de Manutenção de Obras Públicas da Ecos, pelos telefones 3594-1477 ou 3594-1426.

Adicionar comentário

Este espaço é fornecido para que os internautas possam expressar suas opiniões sobre o artigo postado. Para outros comentários clique aqui.


transparente