Confira os destaques da reunião na Câmara de Betim nesta terça-feira (1) de junho

03-06-2021Foto: Jonathan Pires / Câmara de Betim

Confira os destaques da Reunião Ordinária na Câmara de Betim, nesta terça-feira (2) de junhi. A reunião foi realizada de forma remota para evitar a propagação do coronavírus.

Homenagem
No início da 18ª Reunião Ordinária o vereador Erasmo da Academia fez a entrega do Diploma de Cidadania Honorária de Betim a Ester Sanches-Naek. A homenageada é natural de Belo Horizonte e reside nos Estados Unidos desde 1987. Ex-atleta de atletismo, defendeu Minas Gerais em campeonatos municipais, estaduais, nacionais e internacionais. Foi recordista mineira por 13 anos, título que a levou aos Estados Unidos para treinar com visyas às Olimpíadas de 1988 representando o Brasil. Formou-se em Fonoaudiologia e espanhol pela Universidsde de Connecticut. Fez especialização em sotaque na universidade de Boston e mestrado em Desenvolvimento Econômico de Comunidades na Southern New Hampshire University. É a única juíza de paz brasileira nos Estados Unidos, notária pública, capelã, tradutora oficial, especialista em treinamento de etiqueta e protocolo internacional, formada pela Escola de Protocolo de Washighton. Desenvolve várias atividades de cunho humanitário e já recebeu inúmeras honrarias, dentre elas a Medalha da Inconfidência, que é a maior condecoração que o governo de Minas Gerais oferece aos mineiros que promovem o Estado no Brasil e no mundo. Ester é casada e mãe de um filho.

Projetos em tramitação
O vereador Roberto da Quadra referiu-se a dois Projetos de Lei de sua autoria, sendo um deles apresentado em 2020, referente às escolas particulares, e agora reapresentado (Projeto de Lei nº 016/2021). Por considerar que não faz mais sentido o conteúdo da matéria, Roberto solicitou a sua retirada da Pauta de Votações. Outra iniciativa diz respeito ao transporte de veículos com tração animal, que voltará a ser apreciada nas próximas Reuniões Ordinárias.

Atividades essenciais
A vereadora Ângela Maria pediu apoio ao Projeto de Lei nº 072/2021, de autoria do vereador Vítor Braz, que estabelece como essenciais as atividades religiosas realizadas em igrejas e templos de qualquer culto em situação de emergência em saúde pública e calamidade pública no âmbito do Município de Betim. Ângela ressaltou a grande importância do apoio espiritual e material prestado pelas igrejas nesse momento tormentoso de pandemia da Covid-19. A parlamentar reforçou a necessidade de se destinar à Delegacia Especializada no Atendimento às Mulheres uma sede própria e exclusiva para garantir privacidade no acolhimento de suas demandas.

Imunização para os professores
O vereador Professor Alexandre Xeréu parabenizou o Poder Executivo por incluir os professores da rede particular de ensino na lista de prioridades de vacinação contra a Covid-19. Professor Alexandre Xeréu revelou que brevemente Betim receberá notícias alvissareiras quanto ao retorno das aulas presenciais.

Estância do Sereno
O vereador Rony Martins solicitou atenção da Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transporte e Trânsito de Betim (ECOS) para uma rua localizada no Bairro Estância do Sereno. Quando chove o local fica intransitável. Rony pediu o rápido patrolamento da via.

Superintendência para as pessoas com deficiência
O vereador Júnior Trabalhador apresentou uma Indicação ao Poder Executivo para a criação de uma Superintendência Municipal voltada para o atendimento às pessoas com deficiência. Júnior pediu aprovação e apoio dos demais parlamentares para a criação e posterior implantação da Superintendência.

Poluição da Metalsider
O vereador Dudu Braga criticou a emissão de poluição pela empresa Metalsider, que provoca muito incômodo aos moradores dos bairros adjacentes. Além da poluição, o pó emanado das chaminés afeta a saúde das pessoas. Dudu pretende acionar os órgãos competentes e o Ministério Público, se preciso for, para buscar solução para esse problema.

Escola Municipal para o Parque do Cedro
O vereador Erasmo da Academia manifestou sua alegria pela construção da Escola Municipal Rômulo Peixoto para atender à comunidade do Bairro Icaivera e o Parque do Cedro. Com essa escola, inúmeros alunos da região não precisarão mais se deslocar para outros bairros em busca de educação.

Com informação de Wagner Augusto;

LEIA TAMBÉM
Veja as vagas de emprego disponíveis em Betim

Assista à íntegra do bate-papo com prefeito Vittorio Medioli

Adicionar comentário

Este espaço é fornecido para que os internautas possam expressar suas opiniões sobre o artigo postado. Para outros comentários clique aqui.


transparente