Confira os destaques da 34ª reunião na Câmara de Betim

05-10-2021Foto: Jonathan Pires/Câmara de Betim

Confira os destaques da 34ª Reunião Ordinária da Câmara de Betim, realizada nesta terça-feira (5) de outubro.

Cidadão Honorário
No início Reunião Ordinária, o vereador Rony Martins fez a entrega do Diploma de Cidadania Honorária ao Pastor Epifânio Gonçalves Santiago. O homenageado nasceu no Município de Volta Redonda, localizado no Sul do Estado do Rio de Janeiro. Aos 16 anos se formou em Eletromecânica e trabalhou na Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e em São José dos Campos, Estado de São Paulo, nas empresas General Motors e Embraer. Em meados de 1995, mudou-se para Betim, passando a atuar na Fiat Automóveis. Fundou o Ministério Eclesiástico de Betim, como diácono da Igreja do Evangelho Quadrangular e, posteriormente, consagrado ao ministério pastoral. Desligou-se da Fiat Automóveis e, ao lado dos filhos, deu início à empresa Estratégia Forte Ltda. Desenvolveu importante projeto social de formação em usinagem, ferramentaria e solda, alcançando muitos jovens da comunidade do Bairro Bandeirinhas. Comandou a Associação de Moradores do Bairro Bandeirinhas e esteve também à frente do Conselho Municipal de Pastores (Compeb). Em 2017, Pastor Epifânio assumiu a Superintendência Municipal de Políticas sobre Drogas (Supod), em que atuou na criação e organização do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas, regularização das comunidades terapêuticas, reestruturação da Supod e projetos educativos em parceria com as escolas municipais e com o Juizado da Infância e Juventude. Em seu pronunciamento, Rony Martins enalteceu a bela trajetória de Pastor Epifânio desde que se radicou em Betim.

Outubro Rosa
A vereadora Ângela Maria lembrou da importância da Campanha do Outubro Rosa, voltada para a prevenção do câncer de mama. Ângela frisou que a doença é uma das principais causas de morte das mulheres no Brasil. A parlamentar solicitou que o Poder Público amplie o acesso aos exames necessários para a detecção do câncer em sua origem.

Lixo
O vereador Irani Maritaca agradeceu a Guarda Municipal pelo reforço na segurança nas escolas e unidades de saúde dos Bairros São João, Jardim Petrópolis, Monte Verde e região. Maritaca também agradeceu à ECOS pela Operação Tapa-Buracos nas mesmas localidades. O parlamentar cobrou rápida solução para o lixo acumulado nas vias públicas de sua região.

Plano de Contingência
O vereador Roberto da Quadra referiu-se ao Plano de Contingência elaborado pela ECOS e Defesa Civil para prevenir as consequências das chuvas que se avizinham. Roberto defendeu a inclusão da Rua Linda Flor no Plano. O parlamentar alertou sobre um prédio abandonado, localizado no Bairro Jardim Brasília, que pode desabar a qualquer momento.

Mulheres
O vereador Júnior Trabalhador elogiou a forte presença das mulheres na Administração Municipal. Júnior defendeu que o Orçamento da ECOS seja aumentado para melhorar as obras e serviços de infraestrutura em Betim.

Dia Internacional do Professor
O vereador Erasmo da Academia compareceu ao evento que recepcionou o governador de São Paulo, João Dória, em Betim no último sábado (2 de outubro) e criticou a pouca atenção dedicada ao Poder Legislativo. Erasmo celebrou e parabenizou os professores pelo Dia Internacional dedicado à categoria, comemorado em 5 de outubro. O parlamentar apontou o triste cenário verificado no Bairro Icaivera quando chove forte, principalmente na Avenida Yecoaba. Erasmo saudou o Villa Nova AC pela brilhante conquista do Campeonato Mineiro do Módulo II 2021 e a consequente volta do Leão do Bonfim à elite do futebol mineiro.

Direitos dos animais
O vereador Professor Wellington referiu-se aos protetores dos animais e defendeu o direito e o bem-estar deles. O parlamentar citou versículos bíblicos que engrandecem os animais e os enaltecem. Professor Wellington manifestou sua tristeza pelo grande número de animais abandonados pelas ruas. O vereador se congratulou com todos os professores e defendeu salários mais dignos para a categoria. Professor Wellington apontou a calamidade em que se encontra o Aterro Sanitário de Citrolândia e cobrou severas investigações.

Com informações de Wagner Augusto;

LEIA TAMBÉM
Veja as vagas de emprego disponíveis em Betim

Adicionar comentário

Este espaço é fornecido para que os internautas possam expressar suas opiniões sobre o artigo postado. Para outros comentários clique aqui.


transparente