Patrimônio cultural de Betim, a Casa da Cultura Josephina Bento celebra, nos meses de novembro e dezembro, a tradição do samba na cidade. Com apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Arte e Cultura (Secult), o grupo Samba de Roda entre Amigos lança no espaço, neste sábado (9), às 16h, o projeto “Samba no Quintal”. A iniciativa busca valorizar o talento dos artistas locais e promover uma nova experiência cultural para o público betinense, que poderá vivenciar um autêntico samba de roda. O evento, que tem entrada gratuita, contará com estrutura preparada para receber o público, incluindo áreas para alimentação e feiras de artesanato.
Além deste sábado, a programação do Samba no Quintal inclui outras duas datas: o dia 20 de novembro, que celebrará o Dia da Consciência Negra - também das 16h às 21h -, destacando a relevância cultural e histórica do samba na formação da identidade afro-brasileira; e o dia 17 de dezembro, das 19h às 21h, com uma celebração especial em homenagem ao aniversário de Betim.
A secretária municipal de Arte e Cultura, Bruna Ribeiro, destaca que a escolha da Casa da Cultura para sediar o Samba no Quintal reforça o papel do espaço como referência cultural em Betim. “Desde sua fundação, a Casa tem sido um ponto de encontro para artistas e para a preservação das manifestações culturais locais. É um espaço que representa o elo entre o passado e o presente de Betim, e o Samba no Quintal vem valorizar e fortalecer esse legado. Queremos oferecer ao público uma vivência única, quando a arte, a música e a história se encontram”.