Canis e gatis estão sendo construídos na Superintendência de Proteção Animal

22-06-2019Foto: Anselmo UBL

O Parque de Exposições David Gonçalves Lara contará com um canil da Superintendência Extraordinária de Proteção e Bem Estar Animal (Sepa). Para garantir um melhor atendimento aos animais de rua, doentes ou cujos tutores não possuem condições de oferecer assistência veterinária, a Prefeitura de Betim deu início às obras na primeira semana deste mês. A previsão é que os canis e gatis da sede fiquem prontos em dois meses e o investimento do município será de R$ 80 mil.

As obras estão sendo coordenadas pela Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito de Betim (ECOS). Depois de concluído, o espaço será gerenciado pela Sepa, ligada à Secretaria Municipal de Governo (Segov). O canil comportará 60 cães e 20 gatos ao mesmo tempo. A estrutura contará com recepção, quatro alas de isolamento, espaço de banho e tosa, observação clínica, atendimento veterinário e solário. Os espaços estarão à disposição dos animais de rua castrados, doentes ou que estejam em pós-operatório.

A superintendente de Proteção Animal, Roberta Cabral, ressalta que o espaço é essencial para o melhor atendimento dos animais. “Para oferecermos a assistência ideal, era preciso do local adequado, e é justamente por isso que a prefeitura está investindo em uma parte do espaço que estava ocioso no Parque de Exposições. A obra será um marco para a proteção animal, já que o projeto foi todo idealizado para atendermos da melhor forma possível os cães e gatos que necessitam de tratamentos e castrações”, destaca.

Mesmo antes de os canis e gatis ficarem prontos, a Sepa já realizou, somente em maio e junho, 570 castrações de gatos. O objetivo é completar a meta de 600 castrações nesta primeira etapa. “Para que os procedimentos fossem possíveis, nós organizamos uma área hospitalar dentro do Parque de Exposições, na sede, onde nossos veterinários voluntários atendem os animais e orientam os tutores que não teriam condições de pagar por uma castração”, ressaltou Roberta Cabral, que completou explicando que, inicialmente, as castrações são para os gatos, evitando a esporotricose, doença comum entre os felinos.

Atribuições

A Superintendência Extraordinária de Proteção e Bem Estar Animal (Sepa) foi instituída em fevereiro de 2018 e lançada oficialmente em março deste ano. As suas atribuições são: a realização de castrações de cães e gatos para controle produtivo; a promoção de eventos de adoção de animais; busca de parcerias com hospitais veterinários para atendimentos mais complexos; a fiscalização junto ao Ministério Público, à Polícia Militar Ambiental e à Guarda Municipal sobre maus tratos e abandono de animais; dentre outras ações. Os interessados em denunciar maus tratos podem entrar em contato com a Sepa pelo telefone: (31) 3531-3660.

Adicionar comentário

Este espaço é fornecido para que os internautas possam expressar suas opiniões sobre o artigo postado. Para outros comentários clique aqui.


transparente