Betim terá ações especiais de conscientização contra a poliomielite

47-09-2021Foto: Fernanda Frazão/Agência Brasil

Durante o Dia D de multivacinação, os agentes de saúde e os integrantes do Rotary Club orientarão a população sobre a importância de manter o cartão de vacinas atualizado. A ação ocorrerá nas 37 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, na Creche Casa da Amizade e no Centro Infantil Alto das Flores, das 8h às 17h, que estão abertos para a vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Além da vacina contra a pólio, destinada a crianças menores de cinco anos, estarão disponíveis outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, para o público de até 15 anos de idade.

O presidente do Rotary Clube de Betim, Gilberto Marques de Sá, afirma que um dos projetos mundiais do Rotary é acabar com a pólio no mundo. "A gente já fazia essa campanha todo ano e, agora, com o apoio da Prefeitura de Betim, intensificaremos essa importante ação social".

A Pólio no Brasil e em Betim
A Poliomielite é uma doença infectocontagiosa causada pelo poliovírus, que pode ser transmitida por meio de água, alimentos e pessoas contaminadas.
O Brasil registrou, em 1989, o último caso de poliomielite e, cinco anos depois, em 1994, o país recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), o Certificado de Erradicação da Transmissão Autóctone do Poliovírus Selvagem.

É possível observar, nos últimos anos, uma redução na adesão pela vacina contra a pólio. O número de doses aplicadas contra o vírus está em queda e, desde 2016, a meta de 95% de cobertura vacinal, definida pelo Ministério da Saúde, não é atingida no país.

A referência técnica em saúde da criança do SUS Betim, Fabricia Pugedo, esclarece que "a pólio é uma doença que deixa grandes sequelas, podendo levar à morte. Há muitos anos não temos essa doença prevalecente em nosso território e a vacinação é a única forma de mantermos a pólio erradicada. Por isso é tão importante se vacinar".

Campanha Nacional de Multivacinação
O Ministério da Saúde promove, de 1º a 29 de outubro, a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação das crianças e adolescentes menores de 15 anos. No sábado, 2 de outubro, será realizado o Dia D para vacinação, divulgação e mobilização nacional. Com isso, Betim terá as 37 Unidades Básicas de Saúde abertas, das 8h às 17h, com as vacinas do calendário disponíveis para atualização dos cartões para o público menor de 15 anos.

A vacinação é uma das formas mais importantes de prevenir a mortalidade infantil. As vacinas protegem contra doenças graves, que podem levar à morte. "Durante a pandemia, muitos pais não levaram as crianças às UBS por medo da transmissão do novo coronavírus. As crianças também ficaram fora da escola, onde, muitas vezes, é feita a avaliação do cartão de vacina. Então, muitas crianças estão com a imunização em atraso. Esse é o momento ideal para colocarmos as vacinas em dia e proteger as crianças de doenças graves," acrescenta Fabrícia Pugedo.

Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação
Crianças e adolescentes menores de 15 anos
Data: sábado, 2 de outubro
Horário: das 8h às 17h

Atualizado 23/09/2021 às 15h21;

Adicionar comentário

Este espaço é fornecido para que os internautas possam expressar suas opiniões sobre o artigo postado. Para outros comentários clique aqui.


transparente