Betim: serviço de hemodiálise passa a funcionar em novo local

saudepmb004Foto: Nathalia de Paula

O serviço de hemodiálise da Linha de Cuidados de Nefrologia da Rede SUS Betim, gerenciada pelo Hospital Evangélico, está sendo transferido para um novo espaço no antigo Betim Shopping, onde funcionará o novo Centro de Terapia Renal. Com a transferência do serviço para o novo ambiente, será possível ampliar o atendimento, podendo chegar a até 600 pessoas atendidas. Nesta segunda-feira (20), 40 cadeiras de hemodiálise, que atendem 120 pacientes, já estão em funcionamento na nova unidade. Em até 60 dias, todo o serviço terá sido transferido para o novo Centro de Terapia Renal.

A nova unidade tem área maior e melhor projetada, com equipamentos mais modernos, garantindo aos pacientes renais mais conforto e qualidade. Foi instalado um sistema de filtragem por osmose reversa, que elimina substâncias nocivas e prejudiciais da água usada na hemodiálise.

A transferência do serviço para o novo centro, além de trazer benefícios para pacientes renais crônicos, vai abrir espaço para a ampliação de outros serviços da rede de saúde de Betim. Segundo o Secretário de Assistência à Saúde, Hilton Soares, “a área onde o serviço funcionava no Hospital Regional será reformada e receberá novos leitos de CTI, que poderão ser credenciados em definitivo, ampliando a oferta de leitos de terapia intensiva no município. Permitirá, também, a ampliação de cirurgias eletivas no Regional. Outro grande benefício, será a liberação do prédio do Centro Materno Infantil para a tão esperada inauguração.”

A Linha de Cuidados de Nefrologia de Betim

Em 2017, a Linha de Cuidados de Nefrologia da Rede SUS Betim passou a ser gerenciada pelo Hospital Evangélico. Os dois salões de hemodiálise instalados no Hospital Regional foram reformados e o atendimento foi duplicado, passando de 210 para 420 pacientes atendidos. Atualmente, o serviço atende a 453 pacientes em terapia renal substitutiva (hemodiálise) de Betim e dos outros 12 municípios que compõem a microrregião de saúde*.

Além dos procedimentos de hemodiálise, a Linha de Cuidados da Nefrologia oferece para os pacientes com doença renal crônica consultas ambulatoriais, exames e outros procedimentos.

*Municípios da microrregião de saúde de Betim: Betim, Bonfim, Brumadinho, Crucilândia, Esmeraldas, Florestal, Igarapé, Juatuba, Mário Campos, Mateus Leme, Piedade dos Gerais, Rio Manso, São Joaquim de Bicas.

Adicionar comentário

Este espaço é fornecido para que os internautas possam expressar suas opiniões sobre o artigo postado. Para outros comentários clique aqui.


transparente