Betim promove Campanha Nacional de Multivacinação em outubro

saudebetimonline002Foto: Betim Online

Betim participará, de 1º a 29 de outubro, da Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente. A iniciativa tem como público-alvo as crianças e os adolescentes menores de 15 anos não vacinados ou com esquema vacinal incompleto. Neste sábado (2), será o Dia D de Vacinação e Mobilização Nacional, quando todas 37 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município estarão abertas, das 8h às 17h, para atender esse público. No dia, além das UBSs, dois postos de vacinação volantes serão montados, com o apoio do Rotary Club de Betim, na Creche Casa da Amizade e no Cras Norte, também das 8h às 17h.

A campanha de multivacinação tem o objetivo de atualizar o cartão vacinal do maior número possível de crianças e jovens com até 15 anos. Poderão ser imunizados aqueles que estão na faixa etária contemplada e que estão com alguma dose em atraso e/ou no prazo para recebimento, conforme o Calendário Nacional de Vacinação. Os profissionais das unidades farão a conferência do cartão de vacinas e aplicarão os imunizantes em atraso.

Como explica a referência técnica da saúde da criança do SUS Betim, Fabrícia Pugedo, “durante a pandemia, muitos pais deixaram de levar as crianças às UBS por medo da transmissão do vírus da covid-19. As crianças também ficaram fora da escola, onde, muitas vezes, é feita a avaliação do cartão de vacina. Então, tem muita criança com a imunização em atraso. Esse é o momento ideal para colocarmos as vacinas em dia e proteger as crianças de doenças graves. As vacinas são uma questão de saúde pública. Elas nos protegem contra doenças graves, que podem até mesmo levar à morte.”

Cobertura Vacinal
O Ministério da Saúde define a meta 95% para a cobertura vacinal para quase todas as vacinas disponíveis no calendário nacional. Em Betim, a imunização contra algumas doenças está abaixo dessa meta. Com a Campanha de Multivacinação, o município pretende ampliar a cobertura para crianças e adolescentes de até 15 anos.

Cobertura Vacinal de janeiro a dezembro nos anos de 2019 e 2020

67-09-2021a

Campanha Nacional de Multivacinação
De 1º a 29 de outubro
Nas 37 UBSs do município, acesse os endereços pelo link https://bit.ly/3C4NzcE

Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação
Sábado, 2 de outubro
Horário: das 8h às 17h
Locais:
37 UBSs, acesse os endereços pelo link https://bit.ly/3C4NzcE
Creche Casa da Amizade, rua Expedicionário Aderbal Salomé de Oliveira, 491, Guarujá
Cras Norte, avenida Quatro, 3, Vila das Flores

Adicionar comentário

Este espaço é fornecido para que os internautas possam expressar suas opiniões sobre o artigo postado. Para outros comentários clique aqui.


transparente