Betim capacita profissionais para atuar nas farmácias das Unidades Básicas de Saúde

51-09-2021Foto: Edson Dutra

A Prefeitura de Betim está promovendo o curso de formação de auxiliares de farmácias para profissionais da rede SUS, que atuarão nas farmácias das 37 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade. A capacitação faz parte do projeto de reestruturação da Assistência Farmacêutica do município, que implantará o serviço em todas as suas UBSs. O curso será realizado de 22 de novembro a 13 de outubro e formará 40 profissionais.

Participam da formação ofertada pela Escola de Saúde Pública do SUS Betim os profissionais que atuam em funções administrativas nas UBSs, inclusive os que já exercem a função de auxiliar de farmácias. Com a capacitação, os profissionais estarão aptos para atuar ou dar suporte nas atividades das farmácias.

Atualmente, na rede SUS Betim, 24 UBSs possuem a farmácia em funcionamento. Com a reestruturação da Assistência Farmacêutica promovida pela Prefeitura de Betim, a previsão é que até novembro, o serviço seja ampliado para todas as 37 Unidades Básicas de Saúde, garantindo o acesso qualificado de todos os usuários aos medicamentos essenciais disponibilizados pelo município.

A reestruturação ampliará o acesso do paciente aos medicamentos e ao cuidado farmacêutico, melhorando a qualidade de vida e trabalho de todos. “A farmácia estará mais próxima da residência dos usuários, evitando o deslocamento para outras unidades mais distantes, que acaba ocasionando a não adesão do paciente ao tratamento. Além disso, possibilitará ao farmacêutico uma atuação mais próxima e eficaz junto com as equipes das unidades, reduzirá as filas para atendimento e aliviará a carga de trabalho dos profissionais que hoje atuam nas farmácias em funcionamento”, afirmou a referência técnica da Assistência Farmacêutica, Francinely Oliveira.

O secretário adjunto de Assistência à Saúde, Hilton Soares, destaca que a Rede SUS Betim vem passando por uma reestruturação, tanto na atenção básica quanto na assistência de urgência e emergência hospitalar. A ampliação da assistência farmacêutica faz parte dessa reestruturação. “Nosso plano está dividido em três etapas e, ao final, todas as UBSs do município terão a farmácia em funcionamento. O objetivo é não apenas ofertar os medicamentos, mas também orientar corretamente os usuários sobre o uso correto do medicamento, com entendimento das receitas, dosagens, dentre outras informações. Esse é um passo importante dentro da reestruturação do SUS Betim para prestarmos um serviço de saúde com cada vez mais qualidade para a população de Betim”, ressaltou o secretário.

Adicionar comentário

Este espaço é fornecido para que os internautas possam expressar suas opiniões sobre o artigo postado. Para outros comentários clique aqui.


transparente