Banco de Leite Humano de Betim busca novas doadoras para aumentar seu estoque de leite

12-10-2024Foto: Prefeitura de Betim / Divulgação

O Banco de Leite Humano de Betim (BLH) está à procura de novas doadoras. A unidade fornece leite humano pasteurizado para os bebês prematuros e/ou de baixo peso que estão internados nas UTIs neonatais do Centro Materno-infantil (CMI) do município. Atualmente, a unidade conta apenas com 19 doadoras e o estoque de leite está baixo. Mães que estão amamentando e possuem leite excedente podem contribuir. Para doar, basta entrar em contato com o BLH pelo telefone (31) 3539-8601, das 8h às 18h, todos os dias.

O Banco de Leite oferece todo o suporte para as mães doadoras. Elas recebem o recipiente para o armazenamento do leite e são orientadas sobre como fazer corretamente a coleta e a conservação do produto, que é recolhido semanalmente em domicílio pelos profissionais do BLH.

No mês de setembro, foram coletados 67,8 litros de leite humano, no entanto, após o processo de pasteurização, apenas 35 litros foram destinados ao CMI. Essa diferença se deve ao rigoroso controle de qualidade, onde qualquer contaminação ou acidez torna o leite impróprio para uso.

Em 2023, o BLH coletou e processou 1.017 litros de leite humano, doado por 1.163 lactantes, beneficiando mais de 330 bebês internados na unidade neonatal do CMI. A unidade trabalha também em parceria com duas outras unidades coletoras - o hospital São João de Deus, em Divinópolis, e com o Centro Materno-infantil de Contagem. Juntas, as duas instituições receberam, no último ano, 525 litros de leite humano doados por 605 doadoras e atenderam, em média, 25 bebês cada.

“O leite doado é essencial para a recuperação e o desenvolvimento da saúde dos bebês prematuros internados na unidade neonatal. O leite materno contém todos os nutrientes necessários para o crescimento saudável, sendo vital nos primeiros dias de vida. Para alguns bebês, 1 ml já é suficiente para uma refeição”, explica a coordenadora do Banco de Leite Humano de Betim, Cláudia Gonçalves de Oliveira.

Além do fornecimento do leite pasteurizado, o Banco de Leite também promove o aleitamento materno. A equipe da unidade orienta as mães atendidas no CMI sobre a importância da amamentação, a forma correta da pega e o posicionamento do bebê no seio. Mulheres com dificuldades em amamentar também são atendidas pela unidade.

Adicionar comentário

Este espaço é fornecido para que os internautas possam expressar suas opiniões sobre o artigo postado. Para outros comentários clique aqui.


transparente