
Além dos problemas políticos e financeiros enfrentados pelo município, o aumento desenfreado da violência tem deixado a população bastante preocupada.
A Betim que há poucos anos ocupava o "status" de segunda economia do Estado, ocupa hoje, a amarga posição de uma das cidades mais violentas do país.
E quase que por unanimidade, os internautas votaram a favor da vinda da Força Nacional de Segurança na cidade.
É que nos últimos quatro anos, o número de homicídios, furtos e roubos, atingiram índices alarmantes. A atual gestão não conseguiu desenvolver nenhuma política pública que tentasse combater o avanço da violência e minimizasse seus impactos que afetam diretamente a população.
Força Nacional de Segurança Pública
Criada em 2014, a Força Nacional de Segurança Pública (FNSP), é um programa de cooperação de Segurança Pública, coordenado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), do Ministério da Justiça (MJ).
A Força Nacional é acionada quando um Governador ou um Ministro de Estado (vide alt. dada pelo Decreto Presidencial 7.957 de 12 de março de 2013) requisita/determina auxílio federal para conter atos que atentam contra a lei e a ordem e que perigam sair do controle das forças de segurança locais.
Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Bahia, Pernambuco, Maranhão, Rio Grande do Sul e Minas Gerais em 2013, já acionaram a FNSP para conter o aumento da onda de violência nas suas capitais, cidades da região metropolitana ou a realização de eventos.
Acompanhe o resultado da enqute:
Você é a favor da vinda da Força Nacional para ajudar no combate da onda de violência em Betim?
Sim - 95,8%
Não - 4,2%
Para conferir o resultado desta e de outras enquetes, acesse a página ENQUETE.
O BetimOnline.com não entrou em contato com a prefeitura para saber se chegou a ser discutio com o Governo do Estado, a vinda e atuação da Força Nacional na cidade.