Estado diz que Betim tem primeira morte por H1N1

O município registrou a primeira morte causada pelo vírus H1N1. A informação foi divulgada no boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES), na última quinta-feira (28). Em Minas Gerais, já são 23 mortes. Contudo, a Prefeitura de Betim nega que tenha havido a morte e alega que há somente o registro de um paciente que foi levado para o Hospital Regional com síndrome respiratória grave. O exame desse paciente, teria sido encaminhado para a Funed, mas, conforme a prefeitura, o município desconhece o seu falecimento. Quatro casos suspeitos estariam sob investigação.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começará neste sábado (30) nas 34 UBSs do município. No dia, ocorrerá a mobilização nacional da campanha, por isso, os postos de saúde vão funcionar das 8h às 17h. A previsão da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar 80% das mais de 87 mil pessoas que compõem o grupo prioritário até o dia 20 de maio. As vacinas oferecidas pelo SUS são trivalentes, ou seja, protegem contra os vírus H1N1, H3N2 e uma cepa do vírus B.

Devem ser imunizadas pessoas com 60 anos de idade ou mais, crianças a partir dos 6 meses e menores de 5 anos, gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias pós-parto), trabalhadores da saúde, pessoas portadoras de doenças crônicas, portadores de outras condições clínicas especiais, população carcerária, funcionários do sistema prisional e povos indígenas. Pessoas alérgicas a ovo não podem receber a vacina, assim como pessoas que tiveram reação anafilática a doses anteriores.

Com medo dos filhos, uma menina de 3 anos e um mês, e um menino, de 1 ano e 2 meses, griparem, Dessireé Silva Duarte, 27, disse que cogitou levar as crianças para vacinar em Belo Horizonte, onde o início da campanha foi antecipada para segunda-feira (25). “Como não pude levá-los, cheguei a ligar no posto de saúde do bairro Bueno Franco para saber se as vacinas chegaram mais cedo em Betim, mas me disseram que começaria apenas no dia 30. Então, resolvi esperar”, contou.

Comentários   

Elizete Rodrigues
0 #1 Elizete Rodrigues 29-04-2016 10:58
Criaram um grupo obrigatório para receber a vacinação e neste grupo não incluíram professores que estão expostos também a gripe H1N1.
Trabalhamos com crianças gripadas e muitas chegam nas creches com febre e acabamos ficando doentes também. Fico pensando ! Como pode incluir até os presos na vacinação e não incluir professores??
Citar

Adicionar comentário

Este espaço é fornecido para que os internautas possam expressar suas opiniões sobre o artigo postado. Para outros comentários clique aqui.


Código de segurança
Atualizar

transparente