Betim tem quase 8 mil casos de dengue

O número de casos de dengue em Betim continua subindo. Conforme balanço divulgado na última quarta-feira (29) pela Secretaria Municipal de Saúde, já são 7.870 casos notificados da doença em 2015, ou seja, 947 pessoas a mais do que o informe epidemiológico da semana passada – a variação chega a 13,6%.

Desse total, 5.910 estão sendo investigados, 17,7% a mais do que o divulgado na semana passada, em que foram contabilizados 5.020 casos. Ainda conforme o balanço da prefeitura, em apenas sete dias, 1.384 casos da doença foram confirmados, 3,8% a mais do que o último informe, em que foram confirmados 1.333.

A taxa de incidência também aumentou, passando de 352,6 casos para 366 para cada grupo de 100 mil habitantes no município, considerando a população do Censo 2010, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Já com a população estimada de 2014, são 323,5 casos confirmados para cada 100 mil habitantes. Quando esse número ultrapassa os 300, é considerada epidemia.

Amedrontados

Com medo de que a situação piore ainda mais, moradores de diversas regiões do município, que convivem diariamente próximos a terrenos repletos de entulho, materiais de construção, garrafas de vidro, pneus e matagal, cobram ações da atual administração para que não haja ainda mais proliferação do mosquito da dengue, aumentando o número de casos no município.

Moradores do bairro Niterói denunciaram o descaso da prefeitura nesta semana a reportagem. Segundo eles, quatro lotes na rua Grão Mogol, de propriedade da própria prefeitura, estão sujos. “As pessoas jogam até bichos lá. A dengue está atacando alunos da escola que fica em frente, devido aos focos no local, e a prefeitura queria limpar apenas o passeio. Indignados, pedimos a capina”.

Versão

A Secretaria Municipal de Saúde informou que tem realizado grandes ações para o combate e controle à dengue e em todas as regionais do município. “Agentes de Combate às Endemias (ACEs) e Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) percorreram as ruas dos bairros Marimbá e Santo Afonso, no mês de março, para conversar com os moradores e orientá-los sobre os cuidados necessários. Em um sábado do mesmo mês, a secretaria realizou mais uma ação integrada nos demais bairros da região”.

A prefeitura ressaltou ainda que a contribuição da comunidade é essencial para manter a cidade limpa. “Ao jogar lixo e entulho em lotes vagos, ruas e áreas públicas, são provocados danos ao meio ambiente e à saúde pública. Vale salientar que descartar resíduos em áreas públicas é ato passível de multa cujo valor pode chegar a R$ 5.000. O cidadão que flagrar tal ato deve denunciá-lo à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, pelo telefone 3512.3179. Reclamações sobre acúmulo de sujeira também podem ser registradas nas administrações regionais mais próximas”.

Adicionar comentário

Este espaço é fornecido para que os internautas possam expressar suas opiniões sobre o artigo postado. Para outros comentários clique aqui.


Código de segurança
Atualizar

transparente