ramacrisna topo

Candidato Eutair Santos (PT)

entrevistaeutair1) CORTE DE GASTOS X DÍVIDA PÚBLICA

O que eu proponho é uma efetiva reforma administrativa que gere economia de recursos, corte de gastos desnecessários, redução de cargos comissionados e privilégios pecuniários inúteis, aliado à modernização e otimização da máquina administrativa. Atualmente, os cargos comissionados ocupam grande parte da folha de pagamento do Município. Mapear a real necessidade de cada cargo e reorganizá-lo é imprescindível. Também vamos analisar os convênios existentes e estabelecer critérios para renová-los. Por fim, uma outra dimensão que precisa de bastante cuidado diz respeito a necessidade de geração de receitas próprias do Município, isso envolveria uma atualização do registro de imóveis especialmente em regiões centrais, além de revisar impostos locais e taxas. Tudo isso aliado ao estímulo a dinâmica econômica da cidade permitirá a recuperação dos patamares do nosso PIB municipal, aumentando, portanto, o montante de recusros disponíveis para o investimento em políticas públicas.Vou realizar uma gestão integrada, evitando, assim, a duplicidade de ações e projetos, o que é comum em governos fragmentados. Isso também evitará gastos.
Quanto as dívidas públicas: elas devem ser pagas. Vamos elaborar um relatório amplo e detalhado sobre a realidade das finanças públicas e planejar, minuciosamente, meios e prazos para quitá-las e colocar o Município em dia.

2) FUNCIONALISMO X IPREMB

Vamos instalar um fórum permanente, de caráter consultivo e deliberativo, com participação dos servidores públicos municipais e dos poderes executivo e Legislativo, visando a reestruturação do IPREMB garantindo assim, aposentadoria segura aos trabalhadores. Outro ponto importante, é assegurar a quitação das parcelas patronais em atraso e o repasse das contribuições da PMB em dia, para o IPREMB.
Quero reiterar que a valorização do funcionalismo público não diz respeito somente aos servidores, mas a toda população. Para reconstruir Betim, queremos garantir boas condições de trabalho aos profissionais da Saúde. Se queremos uma boa educação, temos que trabalhar para ter professores bem remunerados, e assim vai... Somos todos agentes do mesmo espaço público. um bem realizado alcança toda a cidade. Vamos juntos, reconstruir Betim.

3) OBRAS

Nossas prioridades, nessa área, consistem em reformar, reestruturar e qualificar o funcionamento dos equipamentos públicos já existentes, especialmente na saúde, revitalizar as vias públicas (asfalto e pavimentação) e concluir as obras inacabadas, principalmente a Rodoviária, obra pela qual lutei muito como vereador, mas não foi adiante por falta de investimento da atual administração.
A implantação da UPA na regional Norte irá trazer grandes benefícios para a região e irá, diminuir o atendimento das outras UPAs, reduzindo as filas.
Quanto a Maternidade Municipal, daremos prioridade a sua reforma e preservação dada a sua relevância, na garantia da vida das pessoas, especialmente o recém-nascido.
O Teatro Municipal foi uma obra sonhada pela nossa cidade, e é um absurdo que esteja paralisada. Vamos concluí-lo e mantê-lo em funcionamento, atendendo aos artistas de Betim e à população, que merece assistir a bons espetáculos.
Além disso, nossos planos apontam para a construção programada e justificada de novas unidades escolares, particularmente de educação infantil, unidades de saúde e áreas de cultura, lazer e equipamentos de assistência social.

4) GERAÇÃO DE EMPREGOS

O preparo para o trabalho é fundamental. Por isso, batalhei para que o instituto federal de minas gerais viesse para betim, e veio. Agora, nossos jovens têm acesso à educação profissionalizante de qualidade e gratuita. Vamos criar condições de que os jovens estejam aptos para o mercado de trabalho com ofertas de cursos de qualificação profissional em parceria com o Senai, Sesi, Sesc, Sebrae e outras entidades do sistema S, assim como parcerias com indústrias, empresas e terceiro setor. Também vamos trabalhar na implantação e fortalecimento de programas de transferência de renda, além de investir na qualificação dos grupos de geração de renda, especialmente nas regiões menos favorecidas da cidade.

5) EDUCAÇÃO

Vou retomar e ampliar a política de Educação integral, através do pleno funcionamento do “Programa Escola da Gente”, lei de minha autoria que foi já implantanda em Betim, com extensão gradativa aos estudantes da rede pública municipal. O programa vai voltar a oferecer aulas diversificas, acesso à cultura e ao esporte em tempo integral, evitando que crianças e adolescentes fiquem nas ruas. Também vou ampliar a oferta de educação infantil em todas as regiões do Município, desenvolver ações e projetos de prevenção contra a violência e promoção da cultura da paz nas escolas. Nossas ações também incluem a reformar e renovar equipamentos de informática das escolas municipais, além de restruturar das redes de computadores e adoção de novas tecnologias educacionais. Vamos, ainda, criar da carteirinha estudantil municipal unificada, em formato de cartão magnético, para todos e todas estudantes da cidade.
Ao lado de todos esses projetos, entendemos que é vital prover mais unidades de Educação Infantil com qualidade e boas condições de trabalho, a fim de atender a demanda de crianças de zero a cinco anos, ainda não incluídos no Sistema Público Municipal de Educação.
O aumento da oferta de ensino profissionalizante gratuito e de qualidade, a fim de que nossos jovens tenham condições de se preparem para o mercado de trabalho.

6) CULTURA

Vou garantir a aplicação integral da Lei de Incentivo à Cultura. É um absurdo que artistas e gestores culturais tenham seus projetos aprovados e não recebam por ele, desvalorizando o trabalho dos mesmos. A Lei de Incentivo vai garantir que quem produz arte tenha seu sustento e oportunidade de expor seu trabalho, além de promover para a cidade manisfestações artísticas variadas. Também vou criaar o mecanismo de incentivo às empresas e ao comércio local, a fim de que a iniciativa privada destine recursos ao desenvolvimento da cultura local, além de aprovar e executar um novo Plano Municipal de Cultura.
Junto com todas essas iniciativas, envidaremos esforços para o retorno das festividades e eventos municipais.
A conclusão do Teatro Municipal e a valorização dos CPCs também estará entre as principais ações do meu governo para ampliar o acesso à Cultura, apoiando, assim, a arte de diversos grupos e entidades culturais de Betim, com pluralidade de expressões. Todos serão bem-vindos.

7) ESPORTE E LAZER

Os betinenses merecem uma cidade limpa, bem iluminada e arborizada. Vamos melhorar os espaços públicos da cidade para que as pessoas tenham mais condições de circular. Vamos revitalizar parques, construir mais praças, pistas de caminhada e ciclovias, além de investir na limpeza urbana. Isso dará mais opções de lazer e irá incentivar as pessoas a se exercitarem. Também vou ampliar o rol de modalidades esportivas na cidade por meio da criação de programa de incentivo para os jovens praticarem mais esporte, lazer e turismo na cidade. Também vamos estabelecer parceria entre o programa Escola da Gente e a Secretaria de Esporte, reformar e ampliar dos campos e das praças da cidade. Vou garantir a atuação, em todas as Academias Populares, de um professor, para orientar as pessoas.
A cidade também vai contar com o serviço de prevenção de acidentes nas praças e espaços esportivos, deixando a criança, o jovem, o adulto e o idoso ciente da forma correta e segura de se exercitar. Também vou transformar pequenas áreas públicas desocupadas, que estejam em locais estratégicos para atender a população, em espaços de esporte e lazer como campinhos, mini quadras, pista de skate e outros.

8) FEIRA DA PAZ E BETIM RURAL

Nossa cidade era também conhecida pela realização de importantes eventos. Mais do que momentos de lazer, as festividades democratizavam o acesso à cultura. Já recebemos diversas manifestações culturais, assistimos a bons shows e espetáculos em grandes momentos de entretenimento e convivência. Betim merece ser novamente palco cultural e artístico, incentivando talentos da nossa região. As grandes festas geram empregos diretos e indiretos, e atraem visitantes de diversas cidades, divulgando o nome de Betim. Além disso, os artistas da nossa cidade serão valorizados com essas oportunidades. As exposições e festas populares voltarão a acontecer em nosso governo, organizadas com estrutura e segurança para os betinenses.
O antigo parque já foi repassado ao IPREMB, não é mais da Prefeitura. Vamos construir o novo parque de exposições para realizar as festas da cidade. Enquanto o parque estiver sendo construído viabilizaremos as festas em outro local a ser definido.
Vamos voltar a ter nossas conhecidas festas, para que Betim volte a sorrir.

9) SEGURANÇA

Nossa cidade voltou a ser a segunda mais perigosa do estado, o que é lamentável. Os crimes cometidos por adolescente, só crescem. Isso causa insegurança na população, que é lesada por atos crimosos, e entristece várias famílias que perdem seus filhos. Precisamos ressocializar esses jovens. Por isso, vou implantar o Centro de Internação para Adolescentes em Conflito com a Lei, com um atendimento humanizado e educativo, oferecendo oportunidade a quem não teve. Cidades como Divinópolis, implantaram o Centro e tiveram o número de crimes reduzidos em 45%.

Também vou articular, junto ao Governo estadual, a destinação de mais recursos e investimentos em Segurança Pública, a fim de aumentar o efetivo das polícias e concluir a construção do Batalhão da Polícia Militar. Vou atuar no fortalecimento e valorização da Guarda Municipal, com a formulação e execução de Plano de Reestruturação da Guarda Municipal de Betim, em negociação com a categoria. Vou instalar mais postos policiais, em especial nas regiões com maior vulnerabilidade de segurança pública.
A melhor forma de ter uma cidade segura é gerar oportunidades para todos, como forma de prevenção. A retomada do programa Escola da Gente vai proporcionar uma educação de qualidade à centenas de crianças e jovens prevenindo contra a criminalidade. Quem educa previne.

10) ASSISTÊNCIA SOCIAL

É necessário restruturar dos Programas de Transferência de renda, como o Cesta Escola e a Cesta Básica. A reativação e a reforma dos Restaurantes Populares é urgente; há centenas de pessoas que precisam dessa contribuição para se alimentar. Assim, vamos readequar a qualidade e o valor da refeição. Gradativamente, vamos inserir psicólogos e assistentes sociais nas equipes pedagógicas das escolas públicas municipais, auxiliando a comunidade escolar em questões delicadas que envolvam as crianças e os adolescentes. Para isso, vamos abrir concurso público para Assistentes Sociais.
Tambem vamos priorizar o fortalecimento e descentralização do serviço de abordagem social e referenciamento de todo território do Município a um equipamento do SUAS – Sistema Único de Assistência Social.

11) SAÚDE

Vou adotar uma gestão pública de qualidade para o Sistema Municipal de Saúde, ampliando e reformando as Unidades de Saúde, aumentando a capacidade de atendimento e políticas de Atenção Básica, Especializada, de Urgência e Hospitalar. Nossa meta é reduzir as filas de espera para consultas especializadas e cirurgia eletivas, e que o paciente que sair da consulta tenha acesso fácil ao medicamento, com a reativação das farmácias na UBSs e UAIs/UPAs. Vou manter o funcionamento da Maternidade Municipal do Imbiruçu, além de ampliar os atendimentos realizados nela. Nessa linha, também vou colocar em funcionamento a UPA Norte e construir as UPAs das regiões Centro e Alterosas.
Outro ponto muito imporante de ser abordado é a não privatização e não terceirização da Saúde. Vamos criar concursos públicos para todos os cargos de servidores, além de conceder o reajuste dos salários e reposição das perdas salariais aos servidores públicos municipais. Aos servidores da Saúde, vou reorganizar o funcionamento da Mesa de Negociação Permanente do SUS e reativar do PCCV com o reenquadramento na Carreira dos Servidores. Vou retomar a gestão participativa por meio de colegiados gestores em todas as unidades e serviços de Saúde e ampliar a formação de residências médicas e multiprofissionais no SUS Betim.

12) DENGUE / ZICA / ZOONOZE / LIMPEZA URBANA

A melhor maneira de controlar essas doenças é a provenção. O poder público deve fazer sua parte com fiscalização e manter a cidade limpa. Como prefeito, vou assegurar a limpeza urbana e promover ações de conscientização acerca dos cuidados que cada morador deve ter na sua casa. É um trabalho em conjunto. Quanto às doenças epidêmicas, nossas ações têm como base a perspectiva da prevenção que envolvem, sobretudo, a limpeza da cidade, especialmente dos rios e afluentes, somados a campanhas intensas de conscientização particularmente em períodos mais quentes e neutralização dos insetos transmissores através de permanentes ações de fiscalização e combate à sua proliferação.
Também vamos incentivar a criação de hortas orgânicas em todas as regiões, com redução do iptu para os proprietários de terrenos que permitirem as hortas comunitárias. A coleta seletiva será estimulada e vou solicitar às entidades responsáveis a instalação de usina de reciclagem de dejetos sólidos e entulho da construção civil. Nossas ações irão priorizar a limpeza pública e da manutenção da cidade, cuidando da revitalização e funcionamento dos parques ecológicos da cidade.
Ainda falando sobre ações para o meio ambiente, vamos trabalhar na implantação do abrigo municipal e hospital veterinário para animais em situação de abandono, atendendo a um pedido da população.

13) HABITAÇÃO / SANEAMENTO / MEIO AMBIENTE

Todos têm direito à moradia. Como prefeito, vou trabalhar para que as parcerias com importantes programas habitacionais continuem funcionando. Também vamos trabalhar pela regularização dos imóveis da cidade, facilitando que os moradores tenham acesso as escrituras de seus imóveis. Também vamos voltar atenção aos conjuntos habitacionais. Vamos instalar novas escolas, creches e postos de saúde nas proximidades desses conjuntos. E também atender esses moradores com linhas de ônibus nas proximidades. Os terrenos que estão abandonados ou inadimplententes com a prefeitura, e que estão localizados em áreas de interesse social, serão usados para construção de casas. A ideia é fazer modelos geminados ou conjuntos habitacionais, dando uma boa finalidade aos terrenos vazios.
A construção de novas avenidas sanitárias também estão previstas em meu programa de Governo, que visa criar soluções de moradia com qualidade para os moradores, assegurando saneamento básico e boas condições.

14) TRANSPORTE

Batalhei muito para o funcionamento de rodoviária de Betim, mas infelizmente o executivo municipal não fez sua parte. Como prefeito de Betim, firmo o compromisso de colocar em funcionamento a rodoviária, permitindo que as pessoas possam embarcar para outras cidades e outros estados com mais comodidade. Não podemos deixar as pessoas esperando ônibus nas rodovias, sem segurança e sem informações.
Vou criar o cartão-transporte com valor único de passagens na Região Metropolitana de Belo Horizonte, facilitando o deslocamento de quem depende do transporte público.
Certamente, essas e outras iniciativas para a qualificação e ampliação do transporte público deverão passar por um diálogo permanente com operadoras e usuários, através da instalação de um fórum consultivo sobre Políticas de Transporte Público na cidade.

Comentários   

 
Eutair Fora
0 #1 Eutair Fora 03-10-2016 21:37
Fraco, sabia que não ganharia, vcs ocultaram a estrela e a legenda da vergonhosa organização criminosa, essa máfia que é esse PT
Citar
 

Adicionar comentário

Este espaço é fornecido para que os internautas possam expressar suas opiniões sobre o artigo postado. Para outros comentários clique aqui.