facetwitter

Sábado é Dia D da Campanha contra a Gripe

A Prefeitura de Betim, por da Secretaria de Saúde, está se preparando para o Dia D da Campanha Nacional contra a Gripe. No próximo sábado, 12 de maio, das 8h às 17h, as 34 Unidades Básicas de Saúde do município estarão abertas para oferecer as vacinas. Postos volantes serão montados também no Mercado Central de Betim, das 9h às 12h, e nos shoppings Monte Carmo e Partage, das 14h às 18h.

A campanha continuará até o dia 1º de junho em 29 UBS. O grupo que receberá a imunização é formado por crianças de seis meses a cinco anos; gestantes; puérperas até 45 dias após o parto; trabalhadores da saúde; pessoas com 60 anos ou mais; professores; indígenas; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional; jovens de 12 a 21 anos que estão cumprindo medidas sócio-educativas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis.

“As doses contra a gripe estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde de Betim. É importante levar um documento de identificação e o cartão de vacina. Nossa previsão é vacinar 95 mil pessoas e a meta é 90% de cobertura vacinal para cada grupo que irá receber a dose”, destaca o secretário de Saúde de Betim, Guilherme Carvalho.

É importante ressaltar que a vacina é contraindicada para alérgicos a ovo ou alérgicos a algum componente da vacina. Pessoas acamadas ou residentes de casa de repouso recebem atendimento domiciliar por meio da equipe da Unidade Básica de Saúde de referência.

Neste ano, a dose previne contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B. A enfermeira da Central de Vacina da Vigilância em Saúde, Úrsula Santos, esclarece: “o vírus é inativo, ou seja, não tem o poder de provocar a doença”. Ainda de acordo com a profissional da Saúde.

A gripe atinge o sistema respiratório, sendo uma infecção causada pelo vírus Influenza. Se a doença não for tratada pode provocar complicações graves e até a morte. Os sintomas são febre, fadiga, dor de cabeça, tosse, dor de garganta e muscular. A gripe é transmitida por meio de secreções de uma pessoa contaminada, tossir, espirrar ou pelas mãos.

Adicionar comentário

Este espaço é fornecido para que os internautas possam expressar suas opiniões sobre o artigo postado. Para outros comentários clique aqui.



Publicidade