facetwitter

Publicidade

Outubro rosa

Festa do Congado terá início na quinta-feira (17)

A tradicional Festa do Reinado de Nossa Senhora do Rosário, que traz um espetáculo de cores, música e resgate cultural, acontecerá, neste ano, nos dias 26 e 27 de agosto. Porém, a novena que antecede a comemoração começa nesta quinta-feira (17).

O evento, realizado pela Prefeitura de Betim, através da Fundação Artístico-Cultural de Betim (Funarbe), reúne diversas irmandades de várias cidades da região metropolitana.

A programação começa na quinta-feira (17), às 19h, com a celebração de uma liturgia na Igreja Nossa Senhora do Rosário, no bairro Angola. Na sexta (18), no sábado (19), e no domingo (20) também haverá celebração na capela, sempre às 19h. A programação se estende até o dia 25 de agosto, com missas no mesmo horário e, a cada dia, com um tema litúrgico diferente.

“A festa do congado é um evento que, além de fazer parte do calendário oficial da cidade, reúne também muita cultura por toda a sua história e tradição. Muitas irmandades de outras cidades virão para Betim para celebrar este momento que é tão importante na história”, contou o presidente da Funarbe, Dudu Braga.

Já a festa, que será realizada no sábado (26) e no domingo (27), na Igreja Nossa Senhora do Rosário, terá a apresentação das irmandades e barraquinhas de comidas típicas e artigos religiosos

História
O Congado é uma manifestação cultural brasileira, de influência africana e católica. A festa é tradicionalmente realizada sempre no último domingo de agosto, e 30 dias antes da festividade, também é tradição fazer o hasteamento da Bandeira de Aviso, que anuncia o início do evento. Neste ano, o ato foi realizado pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, que é composta por nove guardas, no último dia 29 de julho.

Em 2010, o Reinado de Nossa Senhora do Rosário foi registrado como Patrimônio Imaterial da cidade.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3532-2530.

Adicionar comentário

Este espaço é fornecido para que os internautas possam expressar suas opiniões sobre o artigo postado. Para outros comentários clique aqui.



Publicidade