facetwitter

Curso capacita para manejo clínico em aleitamento materno

Os profissionais da assistência, que atuam nas unidades de saúde de Betim, podem se inscrever para a capacitação sobre manejo clínico em aleitamento materno. Com o objetivo de capacitar as equipes assistenciais no cuidado materno-infantil, a meta é garantir a melhoria no atendimento às gestantes, parturientes, puérperas e recém-nascidos. Com 20 horas de duração, o curso será oferecido nos dias 7 e 8 de agosto, das 8h às 18h, no auditório do Hospital Público Regional de Betim (HPRB).

O curso foi planejado de acordo com as normas estabelecidas pelo “Hospital Amigo da Criança” e pelo “Cuidado Amigo da Mulher”. A capacitação foi organizada pelo HPRB, com o apoio da Diretoria de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde. A proposta é garantir uma atuação sensível, harmônica e integrada dos profissionais da Rede SUS-Betim, para que esse momento singular na vida de uma mulher seja acompanhado na atenção básica, no pré-natal e até após o nascimento do seu bebê, facilitando a aproximação entre ambos.

Atividades e temas previstos

A programação do curso conta com palestras, dinâmicas, filmes e práticas interativas sobre os temas como:

· Fisiologia das mamas e lactação.
· Composição do leite materno.
· Aspectos nutricionais e promoção do aleitamento materno.
· Ordenha manual.
· Armazenamento e utilização do leite humano.
· Aspectos emocionais do aleitamento materno.
· Promoção do aleitamento materno na gestação.
· Funcionamento da rede de saúde do município, dentre outros.

“A Iniciativa Hospital Amigo da Criança vem ao encontro das boas práticas de assistência ao parto e da promoção do aleitamento materno. Portanto, a qualificação de toda a equipe da Rede SUS Betim é imprescindível para que possamos manter a qualidade do atendimento materno-infantil e garantir o título Hospital Amigo da Criança”, ressalta Patrícia Evangelista, diretora-geral do HPRB.

Aleitamento materno:
De acordo com o Ministério da Saúde, “o aleitamento materno é a mais sábia estratégia natural de vínculo, afeto, proteção e nutrição para a criança e constitui a mais sensível, econômica e eficaz intervenção para redução da morbimortalidade infantil. Permite ainda um grandioso impacto na promoção da saúde integral da dupla mãe/bebê e regozijo de toda a sociedade.”

Capacitação sobre Manejo Clínico em Aleitamento Materno
Quando: 7 e 8 de agosto.
Onde: auditório do Hospital Público Regional de Betim (HPRB).
Endereço: Avenida Edmeia Mattos Lazzarotti, 3.800, Ingá – Betim.
Horário: 8h às 18h.
Inscrições: de 16 a 31 de julho, das 8h às 17h - NEP (Núcleo de Estudos e Pesquisas) – 3539-8185 ou O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Adicionar comentário

Este espaço é fornecido para que os internautas possam expressar suas opiniões sobre o artigo postado. Para outros comentários clique aqui.



Publicidade