facetwitter

Publicidade

saraproencafotografias

Árvores na praça Tiradentes são cortadas

03102017

Desde o acidente na segunda-feira (2), onde duas pessoas ficaram feridas com a queda de uma árvore na praça Tiradentes, o local está ficando com uma aparência diferente. É que a prefeitura cortou os galhos das árvores na praça.

E para evitar críticas da população, a prefeitura emitiu uma nota de esclarecimento onde explica o motivo do corte das árvores.

LEIA TAMBÉM: Defesa Civil orienta a população para evitar transtornos causados pelas chuvas

Segundo a Ecos, a ação foi tomanda como medida preventiva, para evitar que ocorram outros acidentes no local.
A empresa também informou que foi encontrada a presença de cupins no interior e na raiz das árvores, e local receberá um tratamento para combater a proliferação de pragas e, posteriormente, será inciado o replantio espécimes adequados para a área.
A Ecos também pediu que caso algum morador suspeite que uma árvore em sua rua esteja condenada, pode solicitar a vistoria por meio dos telefones 3512-3160 ou 3512-3179, no setor de Parque e Jardins, ou entrar em contato com a Superintendência de Defesa Civil pelo 199.

Leia nota na íntegra:

"Nota de esclarecimento

A Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transporte e Trânsito de Betim (ECOS), esclarece que a supressão de algumas árvores, na praça Tiradentes, no Centro, foi necessária como medida preventiva para a segurança da população. A ação foi tomada, após o incidente ocorrido na última segunda-feira, 2, quando ventos fortes e a chuva fizeram com que uma árvore se desestabilizasse e caísse no local.

A árvore estava esteticamente saudável e não apresentava nenhuma patologia externa que demonstrasse risco. Após a queda, uma equipe multidisciplinar de técnicos da ECOS e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semmad) realizou a avaliação do local e constatou a presença de cupins no interior e na raiz da árvore, o que causou a sua desestabilização. Outros espécimes também estavam contaminados e foram suprimidos de maneira preventiva, já que apresentavam risco de queda eminente. O local receberá um tratamento com defensivos para combater a proliferação de pragas e, posteriormente, será adotado o Plano Municipal de Arborização Urbana, que irá definir os espécimes adequados para a área e, a partir daí, o replantio no local será iniciado.

Uma equipe emergencial está sendo montada para atender as demandas emergenciais deste período. Caso algum morador suspeite que uma árvore em sua rua esteja condenada, pode solicitar a vistoria por meio dos telefones 3512-3160 ou 3512-3179, no setor de Parque e Jardins, ou entrar em contato com a Superintendência de Defesa Civil pelo 199.

Dicas para o período chuvoso
· Mantenha limpos os ralos, esgotos, bueiros e valas;
· Não jogue lixo ou entulho em bueiros, quintais e ruas;
· Desligue os aparelhos elétricos, quando perceber chuvas fortes acompanhadas de raios;
· Não tome banho em enxurradas, há risco de doenças e acidentes;
· Não se proteja embaixo de árvores, pois elas atraem raios e podem apresentar risco de queda."

Comentários   

 
ROSA ANGELA
0 #2 ROSA ANGELA 04-10-2017 18:26
foi pedido no meio ambiente o corte de 2 arvores no passeio com risco de cair em cima da casa do vizinho faz tempo ja toda vez que ligo falam que ta agendado pra tal data mas nunca aparecem ,uma vergonha isto o proximo passo e chamar a reportagem .rua antonio caetano 38 imbiruçu.
Citar
 
 
Fatima
+1 #1 Fatima 04-10-2017 14:40
Absurdo a falta de cuidado com o verde em nossa Betim. Fico triste!
Citar
 

Adicionar comentário

Este espaço é fornecido para que os internautas possam expressar suas opiniões sobre o artigo postado. Para outros comentários clique aqui.



Publicidade