Candidato Erasmo Carlos (PSC)

entrevistaerasmo1) CORTE DE GASTOS X DÍVIDA PÚBLICA

A redução da divida pública juntamente com a recuperação da saúde financeira do município vai muito além do corte de gastos. Implantar um modelo de gestão focado na reestruturação do serviço público realizando uma dura e ousada reforma administrativa comredução drásticada maquina comissionada em 40% juntamente com a implantação do Núcleo de Gestão Governamental que atuará continuamente e rigorosamente na gestão do orçamento público municipal e do plano de metas pactuado e estabelecido com a população e com o servidor público através das mesas permanentes e dos conselhos municipais trará uma economia de mais de 100 (cem) milhões de reais a cada ano. A concessão de serviços públicos como a limpeza pública, iluminação pública, a manutenção de praças parques e jardins, ocorrera através de um rígido controle social, com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços prestados e garantindo uma economia de mais de 40 (quarenta) milhões anuais e o ingresso imediato nos cofres públicos de mais de 500 (quinhentos) milhões de reais com a venda destes serviços. A realização de leilões públicos das propriedades municipais que não fazem parte dos planos futuros da cidade irá resolver definitivamente o passivo e o déficit com o IPREMB. E as dividas do município irão passar por uma rigorosa auditoria independente para só após analisarmos uma a uma proporemos um plano de redução/desconto e pagamento com o objetivo de reduzi-las na medida do possível pela metade.

2) FUNCIONALISMO X IPREMB

A restruturação do serviço público, a implantação de um modelo de gestão capaz de garantir o processo de mudanças estruturais que a cidade necessita só é possível com a participação efetiva do servidor público municipal, para isto iremos garantir a participação do servidor e das entidades que o representam em todos os fóruns de governo, iniciar estudos para a readequação do PCCV garantindo os direitos adquiridos e a continuidade da carreira a todos os servidores bem como a sua nomeação para todos os cargos comissionados de direção técnica representa um compromisso com este trabalhador responsável pelo funcionamento da cidade, da prestação dos serviços públicos e das politicas públicas. Garantir uma politica salarial, uma politica de educação continuada, uma politica de assistência ao servidor e sua família é investir naquele que conhece como ninguém a cidade, a nossa gente, seus desafios, dificuldades e acima de tudo o caminho que podemos trilhar para construir uma sociedade mais justa, igual, uma cidade de todos e para todos. Ao IPREMB iremos imediatamente convocar e instituir grupos de trabalho junto a toda categoria para definirmos um plano de custeio que garanta a saúde financeira do instituto e a solução do seu passivo e do seu futuro e principalmente a garantia do projeto de vida dos servidores que é a sua aposentadoria.

3) OBRAS

Após uma auditora independente nas obras estas serão concluídaspelo valor real e de mercado. Retomaremose concluiremoso Teatro municipal no primeiro ano. Realizaremos um projeto de mobilidade urbana em todo município, garantindo a revitalizaçãodos centros comerciais, a construção de passeios, passagem elevada de pedestres, ciclovias, uma reorganização viária, abrigos de passageiros com conforto e segurança, na visão de que é a cidade é de todos e para todos. Pela operação urbana consorciada construir os viadutos para a transposição da ferrovia nos Bairros Jardim Terezopólis, Alterosas, o alteamento da ferrovia na travessia do CEABE e Av. Governador Valadares, a conclusão do viaduto Jacintão, do viaduto do PTB ligando a Marco Túlio, o viaduto no Bairro Chácara.Ampliar a rede Hospitalar de Betim em mais 550. Construir sede para todas as unidade básicas de saúde que estão em imóveis locados,3 novos prédios para as UAIS do Centro, Alterosas e Guanabara dois dos prédios com espaço para pronto atendimento infantil. concluir imediatamente a UAI norte. Garantir agua tratada e saneamento básico a 100% das residências do município e que todo esgoto coletado seja tratado.Criar parques radicais para a prática do Le parkour, skate, mountain bike, cross country, velódromo, escalada esportiva, arvorismo, e outros reconhecidos e incluídos nos próximos jogos olímpicos.

4) GERAÇÃO DE EMPREGOS

Uma cidade digital, integrada, resolutiva e desburocratizada, com uma gestão moderna, eficiente, transparente e comprometida com um projeto de cidade, a curto, médio e longo prazo. Nosso compromisso que a cidade terá nos próximos quatro anos os distritos industriais da 262/MRV-Log e Bandeirinhas em funcionamento, só o investimento da MRV/LOG projeta a criação de 68 mil novos empregos, estes dois distritos podem fazer com que a economia da cidade não seja mais tão dependente da indústria automobilística. Melhorar a infraestrutura dos Distritos industriais do Paulo Camilo e Piemont é também estratégico para atrair novos investimentos e consequentemente a criação de novos empregos. Fortalecero comércio com um modelo integrado de segurança pública, um novo e eficiente modelo de transporte público, que garanta a integração de toda a cidade. Elaborar um novo e moderno código tributário amplamente discutido com os setores produtivos da sociedade, criando incentivos fiscais para as empresas que empregarem mão de obra betinense e também incentivos específicos para os jovens estudantes. Criar uma grande rede de formação profissional com as universidades, o sistema S, e participação efetiva do SINE, na preparação e formação da mão de obra necessária para os postos de trabalho, um investindo continuo na formação técnica e profissional do betinense.

5) EDUCAÇÃO

São três os pilares que defendemos para uma Educação pública de qualidade, a família, os trabalhadores da educação e a politica de governo. Valorizar os trabalhadores da educação com a revisão do PCCV e garantindo a carreira, voltando a pagar os melhores salários do país, garantindo uma educação continuada a todos os trabalhadores, segurança e melhores condições de trabalho. E a realização de projetos intersetoriais com as pastas da Saúde, Esporte, Cultura e Assistência Social serão continuamentedesenvolvidos, ampliando a jornada escolar, assistindo as famílias na buscade reverter o índice de evasão, retenção e desestimulo, garantindo que as nossas unidades escolares sejam lugares prazerosos de trabalhar, de ensinar, aprender e conviver através de uma gestão democrática e participativa. A politica de atendimento as crianças serão politica de governo, estratégias da educação publica e ao final dos quatro anos teremos todas as crianças assistidas pelo governo em locais próprios ou em convenio com instituições privadas em condições ideais para o atendimento. Faremos do Pré-vestibular municipal juntamente com nossos trabalhadores da educação um instrumento poderoso da cidade para capacitar nossos jovens a disputar as vagas nas melhores faculdades do país.

6) CULTURA

Rediscutir o projeto e concluir as obras do teatro municipal. Fortalecer o fundo municipal de cultura com a alteração da lei passando de 2% para 20% os recursos do IPTU que compõem o fundo, sendo que 50% destes recursos serão destinados para a remuneração dos Agentes comunitários de Cultura que atuarão na escola ampliada. Fortalecer o papel da FUNARBE no fomento e incentivo as diversas formas de expressão cultural, criando os programas; Betim cultural como forma de apoiar financeiramente os artistas locais pequenos e médios produtores culturais da cidade, o Cultura na praça e nas ruas com o objetivo de ocupar os espaços públicos com as diversas manifestações culturais e artísticas e levando a população ao apoderamento destes espaços. Garantir o apoio técnico e político para que nossos artistas e produtores busquem os incentivos da lei estadual e federal de apoio a cultura e consigam articular com o setor produtivo da cidade o aporte de recursos nestes projetos. Garantir um calendário de eventos que assegurem o retorno dos grandes eventos da cidade com a finalidade de proporcionar as famílias de Betim um ambiente de convivência saudável e pacifico. Garantir a preservação do nosso patrimônio urbanístico. Apoiar e incentivar a criação de novas feiras de arte, artesanato e culinária nas diversas regionais da cidade nos finais de semana como forma de proporcionar a população um agradável ambiente de convivência e lazer e aos nossos artistas e artesões a oportunidade de expor.

7) ESPORTE E LAZER

Realizar no primeiro semestre do ano uma conferência municipal de esportes e lazer para definirmos um plano municipal com o objetivo de reestruturarmos e resgatarmos os projetos que já foram referencia no cenário estadual e nacional. Realizaremos um concurso publico para formar o quadro de profissionais da secretaria assegurando a estrutura física e intelectual necessária para construção de um projeto de médio e longo prazo para a cidade. Implantaremos a Casa do Atleta dotada de profissionais com conhecimento nas leis de incentivo ao esporte com o intuito de apoiar e incentivar a busca por recursos oriundos assegurados netas leis. Assegurar o apoio total ao atleta betinense de alto rendimento em seu calendário anual. Criar o programa Esporte na praça e nas ruas como forma de apoderarmos destes espaços e oferecermos a população um ambiente saudável de lazer e entretenimento. Instituir e realizar a virada esportiva cada seis meses em todo o município que além das atividades nas área públicas buscar a parceria com clubes e academias do município. Adotar o ciclismo como alternativa viável e saudável para o transporte na cidade, buscando criar uma grande rede de ciclovias, as faixas verdes nas principais avenidas da cidade e os estacionamentos de bike públicos e privados. Criar parques radicais para a prática do Le parkour, skate, mountain bike, cross country, velódromo, escalada esportiva, arvorismo, e outros reconhecidos e incluídos nos próximos jogos olímpicos.

8) FEIRA DA PAZ E BETIM RURAL

Através da PPP – parceria público privado construir o novo parque de exposições e eventos da cidade em área já definida na BR 262, construindo esta parceria também com as associações brasileiras de criadores, com isto garantindo que o novo espaço seja um parque de exposições preparado para receber os grandes eventos da raça a nível nacional sendo uma alternativa para o estado especialmente a região metropolitana, acreditamos que no terceiro ano do governo podemos ter o retorno dos grandes eventos da cidade além de possibilidade com este novo espaço de estar inserido no calendário nacional e estadual dos grandes eventos. Retornar o Betim Rural, a Feira da Paz e Expô Betim Cristã com um novo formato na dimensão e qualidade que a nossa cidade merece. Quanto ao antigo parque ele foi revertido ao IPREMB através de autorização legislativa para equacionar débitos do município, sabemos da dificuldade que o município esta encontrando para finalizar o processo e persistindo o problema de ordem burocrática, reverteremos e através de leilão público juntamente com a operação urbana consorciada resolveremos em definitivo todo o debito do município com o IPREMB, além de executarmos obras de mobilidade urbana previstas no nosso plano de obras.

9) SEGURANÇA

No projeto de transformação de Betim na Betim cidade Digital juntamente com a criação da Secretaria municipal de Tecnologia, informação e comunicação, implantaremos vários indicadores sociais, políticos e econômicos, um dos principais a ser instituído será o indicador que fará o monitoramento e avaliação das políticas públicas municipais com ênfase na segurança pública, integrado aos indicadores estaduais e nacionais buscaremos ações em conjunto com o Estado e Federação para o enfrentamento dos diversos problemas. No nível de responsabilidade do município estes indicadores irão continuamente trazer informações para implementar estratégias de enfrentamento aos problemas familiares e suas complexidades e desdobramentos. Como prefeito eleito e certamente pela primeira vez na história do município não apresentarei ao Governador do estado nenhuma listinha com nomes de minha preferência para ocupar as delegacias e comandos da PMMG no município, entendo que são cargos de confiança do Governador e caberá somente a ele o responsável constitucional pela segurança pública nomear e garantir que a cidade tenha policias com estrutura física e pessoal da necessidade de Betim além de homens íntegros e competentes para cumprir tal missão. Ao longo do governo como projeto da Betim digital estenderei o monitoramento eletrônico a todos os órgãos públicos, centros comerciais e áreas criticas, transporte público e áreas criticas.

10) ASSISTÊNCIA SOCIAL

Garantir a formação do quadro técnico da Secretaria colocando um fim nas nomeações políticas de uma área tão sensível e necessária para uma cidade do perfil de Betim, 100% de compromisso com as diretrizes do SUAS.. Construir a rede física da assistência social no município os CRAS, os CREAS e garantir que todos sejam concebidos numa filosofia de abrigar as políticas intersetorias da cidade compreendendo que assistência social se faz através da auto-estima, da formação e da informação, do cuidado. Fortalecer os atuais conselhos tutelares dotando-os de infra estrutura necessária para o cumprimento do seu papel. Reestruturar a política alimentar na cidade com ênfase para o restaurante popular e para as cozinhas comunitárias.Garantir o cumprimento de toda legislação de inclusão e acessibilidade dentro do município, iniciando pelos espaços públicos, como passeios, praças e órgão da administração, apoiar as ações de promoção a igualdade racial e de gênero, desenvolvendo ações permanentes de combate a homofobia ao bullying e a todo tipo de violência na cidade. Apoiar incondicionalmente a delegacia de mulheres da cidade buscando dotá-la de toda estrutura necessária par o seu pleno funcionamento. Reestruturar e firmar parceria com as casas terapêuticas para assistir quantos forem necessários os usuários de álcool e drogas e moradores de rua da cidade.

11) SAÚDE

Teremos um plano emergencial para os primeiros seis meses do governo com foco na demanda reprimida e sua urgência, nos graves problemas de recursos humanos, nas péssimas condições de trabalho, na falta de instrumentos de gestão que geram enormes desperdícios e prejuízos aos cofres públicos e a população. Paralelo estaremos nos preparando através de conferencias regionais, na reorganização dos conselhos locais, para a maior e mais importante conferência já realizada no município, juntamente com os usuários do SUS Betim, com os trabalhadores do SUS Betim, com os prestadores de serviços, também com a participação dos usuários, trabalhadores e gestores dos municípios da micro região Betim definiremos o modelo assistencial da cidade e seu planejamento detalhado para a próxima década apontando as ações e financiamentos para tais. Sabemos desde já da necessidade de investirmos em instrumentos de gestão e indicadores, para tanto iremos garantir a implantação do cartão SUS Betim, a informatização e integração de todo o sistema, a implantação do prontuário eletrônico, da central de marcação de consulta, da implantação da rede de urgência e emergência para a pediatria, da implantação de 550 leitos hospitalares seja através de nova unidade, seja na ampliação do HPRB. Construir novos espaços para as UAI’s, para as UBS em locais alugados e a implantação das residências terapêuticas bem como a conclusão e imediato funcionamento do UAI norte.

12) DENGUE / ZICA / ZOONOZE / LIMPEZA URBANA

Através dos indicadores de saúde e limpeza pública a serem criados promoveremos ações inteligentes e continuas de prevenção e combate ao vetores, buscaremos também aprender com cidades brasileiras em especial no estado de São Paulo que conseguiram por anos afins conter o avanço destas doenças com ações inovadores e inteligentes. Promoveremos também através da rede de ensino campanhas ao longo de todo ano de informação e combate as doenças, promovendo gincanas, premiações e fazendo de cada um dos mais de 100 mil alunos desta cidade um porta voz da saúde a do bem estar. A limpeza pública deve ser totalmente reestruturada, a implantação de eco pontos na cidade, a realização de um concurso publico para contratação e reformulação de todos os setores de vigilância da cidade, implantaremos o IPTU progressivo previsto no estatuto da cidade para os proprietários de lotes vagos e áreas sem passeio, muros e principalmente a limpeza, aplicação do código de postura municipal com multas para a empresa, o cidadão que insistir em fazer dos espaços públicos locais para descartes do lixo e entulho. Isentaremos da taxa de cobrança do lixo o imóvel que aderir a coleta seletiva e fazer deste lixo uma fonte de renda para inúmeras famílias através de sistemas de cooperativas. Implantar usinas de reaproveitamento do entulho da construção civil com o produto sendo direcionado para melhoria das moradias das famílias carentes.


13) HABITAÇÃO / SANEAMENTO / MEIO AMBIENTE

Priorizar a implantação do pós moradia nos inúmeros empreendimentos do minha casa minha vida, problemas como vandalismo, drogas, conflitos e tantos outros exatamente pela ausência destas estratégias que são de responsabilidade do município. Promover um amplo estudo das necessidades por moradia e quais as estratégias para solucioná-las considerando as despesas sob a responsabilidade do município, saúde, educação, transporte público, coleta de lixo e etc. que estes projetos acarretam. Garantir que 100% das residências do município sejam atendidas por água tratada e esgoto e que todo esgoto coletado seja tratado, responsabilidade da concessionária COPASA desde 1973, caso não iremos buscar nos tribunais as indenizações pelo estado critico dos nossos córregos, rios e o mau cheiro pela cidade. No meio ambiente estruturar o setor de licenciamento e fiscalização, criar o sistema de contrapartida para investimentos em educação ambiental e conservação de parques, praças e jardins, implantar o programa cidadão e empresa Boa Praça na adoção de praças públicas, implantar o programa de incentivos urbanísticos para a implantação de edifícios e empreendimentos verdes, criar o programa de energia limpa iniciando pela instalação de energia fotovoltaica nos prédios públicos, criar um fundo para educação ambiental com a tributação da propaganda e publicidade na cidade, implantar o programa de controle a poluição sonora.

14) TRANSPORTE

Um novo modelo de transporte público para o município, garantindo a mobilidade a todos, com a implantação do bilhete único, a redução imediata no preço da passagem de todas as linhas municipais garantindo a inclusão social, a troca no primeiro ano de todos os veículos que servem a cidade, tanto ônibus, micro ônibus e vans por veículos modernos, confortáveis e totalmente adaptados, veículos com desenvolvimento tecnológico e respeito ao meio ambiente. Implantar uma central de monitoramento de GPS para todo o transporte publico da cidade, garantindo o cumprimento dos horários e rotas pré estabelecidos pelo poder publico, a implantação do circular Betim nas avenidas Edméia Mattos Lazarotti e Marco Túlio Isaac com veículos bi-articulados. Uma rede de ciclovias integradas em toda a cidade, com pistas exclusivas e estacionamentos em prédios públicos ou incentivos fiscais para criação de vagas nos estacionamentos particulares da cidade, Garantir a construção de passeios em toda cidade de acordo com o código de obras municipal penalizando os proprietários de imóveis que não construírem ou manterem em perfeitas condições as calçadas da cidade, sinalização de transito e passagens de pedestres totalmente adptados fazer de Betim uma cidade inclusiva.

Adicionar comentário

Este espaço é fornecido para que os internautas possam expressar suas opiniões sobre o artigo postado. Para outros comentários clique aqui.



Publicidade